No mundo de DeFi, existem três produtos e termos populares que têm recebido muita atenção: agricultura de rendimento, estaqueamento e mineração de liquidez. Essas três estratégias de negociação DeFi exigem que os participantes comprometam seus ativos de várias maneiras em apoio a um protocolo e aplicativo descentralizados. No entanto, a natureza subjacente dessas vias difere.
O que é agricultura produtiva?
A produção agrícola é, sem dúvida, a forma mais popular de obter um retorno sobre ativos criptográficos. Basicamente, você pode obter renda passiva depositando criptografia em um pool de liquidez. Você pode pensar nesses pools de liquidez como o equivalente financeiro centralizado ( CeFi ) de sua conta bancária onde você armazena seu dinheiro, que o banco usa para oferecer empréstimos a terceiros e compensá-lo com uma parte dos juros auferidos.
A agricultura de rendimento é a prática na qual os investidores bloqueiam seus ativos criptográficos em um pool de liquidez baseado em contratos inteligentes como o ETH / USDT . Os ativos bloqueados são então disponibilizados para outros usuários no mesmo protocolo. Os usuários desse protocolo de empréstimo específico podem pedir emprestados esses tokens para negociação de margem .
Os agricultores produtivos são a base dos protocolos DeFi para oferecer serviços de câmbio e empréstimo . Além disso, eles também ajudam a manter a liquidez dos cripto ativos nas bolsas descentralizadas (DEXs) . Por seus esforços, os produtores de rendimento ganham recompensas calculadas como APY.
Compreendendo o modelo de produção agrícola
A produção agrícola depende de formadores de mercado automatizados ( AMM ), que são um substituto para as carteiras de pedidos no espaço financeiro tradicional. AMMs são contratos inteligentes que facilitam a negociação de ativos digitais usando algoritmos matemáticos. Uma vez que eles não requerem uma contraparte para que uma negociação ocorra, uma liquidez consistente é mantida.
Provedores de liquidez (LPs) e pools de liquidez
Um AMM tem dois componentes essenciais: provedores de liquidez (LPs) e pools de liquidez.
Pools de liquidez são contratos inteligentes que impulsionam o mercado DeFi. Esses pools contêm fundos digitais que
facilitam os usuários a comprar, vender, pedir emprestado, emprestar e trocar tokens.
LPs são os investidores que prometem seus ativos no pool de liquidez e ganham incentivos para isso.
A produção de rendimento também fornece uma tábua de salvação para que os tokens com baixo volume de negociação no mercado aberto sejam negociados com facilidade.
Quais são os riscos para a agricultura produtiva?
A agricultura produtiva é um empreendimento de investimento de “alto risco e alta recompensa”. Alguns dos riscos incluem risco de contrato inteligente, risco de liquidação, perda impermanente e risco de composição. Portanto, os produtores agrícolas devem estar sempre cientes dessas possibilidades.
O que é Staking?
Na criptoeconomia, piquetagem refere-se à doação de seus cripto-ativos como garantia para redes de blockchain que usam o algoritmo de consenso PoS ( Prova de Estaca ). Semelhante a como os mineradores facilitam a obtenção de consenso em blockchains PoW ( Prova de Trabalho ), os stakers são escolhidos para validar transações em blockchains PoS.
Como é mais escalonável e eficiente em termos de energia, o PoS é geralmente preferido em relação ao algoritmo PoW mais popular. O PoS também oferece uma janela de oportunidade para os apostadores ganharem recompensas. Com o PoS, as chances de um staker produzir um bloco é proporcional ao número de moedas que ele apostou.
Portanto, quanto mais apostas você tiver, maiores serão as recompensas de aposta da rede. No staking , as recompensas são distribuídas em cadeia, ou seja, cada vez que um bloco é validado , novos tokens dessa moeda são cunhados e distribuídos como recompensas de staking. A estaqueamento é mais viável como meio de obtenção de consenso quando comparada à mineração . Os stakers não precisam investir em equipamentos caros para gerar a potência computacional necessária para a mineração. Além disso, existem plataformas de piquetagem como serviço que facilitam o processo de piquetagem.
Além disso, o fator de risco é menor para o staking quando comparado com outras vias de investimento passivo, como a agricultura produtiva. A segurança dos tokens fixados é igual à segurança do próprio protocolo.
Quais são os riscos de fixação?
Os riscos de apostar em criptomoedas são o risco do validador, redução, risco do servidor, queda dos preços das criptomoedas (risco de volatilidade), investidores podem ter dificuldade para vender os ativos (risco de liquidez), longos períodos de bloqueio, períodos de espera para receber recompensas, falha do projeto (contraparte risco), participações mínimas, perda ou roubo de fundos.
O que é mineração de liquidez?
A mineração de liquidez é o núcleo de qualquer projeto DeFi. Seu foco principal é fornecer liquidez ao protocolo DeFi. Neste processo de investimento, os participantes fornecem seus cripto-ativos (pares de negociação como ETH / USDT ) no pool de liquidez dos protocolos DeFi para negociação de criptografia (não para empréstimos e empréstimos criptográficos). Em troca do par de negociação, o protocolo de mineração de liquidez fornece aos usuários um Liquidity Provider Token (LP), que é necessário para o resgate final.
Enquanto os tokens fornecidos pelo usuário permanecerem no pool de liquidez, o protocolo os recompensa com tokens nativos (ou tokens de governança, GOV) “minerados” em cada bloco, além do LP que receberam anteriormente. A porcentagem de recompensa é baseada em sua participação na liquidez total da carteira. Esses tokens recém-cunhados dão aos mineiros de liquidez acesso à governança do projeto e também podem ser trocados por melhores recompensas ou outras criptomoedas.
Quais são os riscos para a mineração de liquidez?
Alguns dos riscos para a mineração de liquidez incluem risco de contrato inteligente, risco de projeto, tração no tapete e perda impermanente.
Conclusão
Em resumo, a mineração de liquidez é um subconjunto da agricultura produtiva, que por sua vez é um subconjunto do estaqueamento. Todos esses três métodos são apenas maneiras de colocar os cripto-ativos ociosos para funcionar. A produção de rendimento visa obter o maior rendimento possível, enquanto a aposta se concentra em ajudar uma rede de blockchain a se manter segura; por outro lado, a mineração de liquidez se concentra em fornecer liquidez para o protocolo DeFi.