- Rússia protege rublo digital.
- Sistema antifraude implementado.
- Transações suspeitas pausadas.
Com o lançamento do rublo digital cada vez mais próximo, a Rússia intensifica seus esforços para garantir a segurança da nova moeda digital do banco central (CBDC). Recentemente, o Banco Central da Rússia anunciou a implementação de um sistema antifraude inovador, projetado para proteger cidadãos e empresas contra golpes e atividades ilícitas. O rublo digital é uma CBDC que está sendo desenvolvida pelo Banco da Rússia.
Conforme informações de Tass, as novas medidas, que entraram em vigor em 23 de fevereiro, representam um passo crucial na preparação para o lançamento do rublo digital, previsto para 1º de julho de 2025. O sistema antifraude, detalhado em um decreto do Banco Central emitido no final do ano passado, permite que instituições financeiras pausem transações suspeitas por até dois dias para investigação.
Sergei Gavrilov, membro do Conselho Financeiro Nacional do Banco da Rússia, explicou que o sistema visa proteger as transações em rublo digital, tanto para clientes individuais quanto para empresas. Se um banco detectar sinais de fraude, a transação será suspensa e o cliente notificado. Durante o período de suspensão, o cliente terá a oportunidade de confirmar a transação ou cancelá-la.
“Se o banco suspeitar que a transação pode estar relacionada a uma fraude, ele a suspenderá por dois dias para verificação. Durante esse período, o cliente recebe uma notificação explicando a situação e instruções sobre a necessidade de confirmar seu pedido no dia seguinte. Se não houver resposta à solicitação, a transação não será executada, e os fundos permanecerão na carteira digital, o que permite ao cliente evitar consequências indesejadas e garantir a segurança de suas finanças”, explicou Gavrilov à Tass.
Essa salvaguarda é projetada para evitar que os clientes caiam em golpes e protejam seus fundos digitais. Caso o cliente não confirme a transação, ela será automaticamente cancelada e os rublos digitais devolvidos à carteira do remetente.
O sistema antifraude abrange transações entre empresas (B2B), além de transações entre clientes individuais. Essa abordagem abrangente reflete a crescente preocupação com a segurança em pagamentos digitais, especialmente com a introdução do rublo digital.
Com o lançamento do rublo digital se aproximando, os bancos russos estão sendo incentivados a adotar tecnologias de ponta e reforçar seus protocolos de segurança. O objetivo é criar um ambiente seguro e confiável para o uso da moeda digital, protegendo cidadãos e empresas contra fraudes e golpes. Vale lembrar que a chefe do Banco Central, Elvira Nabiullina, em um discurso anteriormente revelou que o Rublo digital deverá ser amplamente adotado pelos russos em até sete anos.