1. O que é pools de liquidez?
Um pool de liquidez em DeFi é um contrato inteligente responsável por bloquear tokens em uma Exchange Descentralizada (DEX) para garantir a liquidez para esses tokens. Os usuários desses pools, conhecidos como provedores de liquidez fornecem tokens para o contrato inteligente e são recompensados por isso.
Os pools de liquidez surgiram nas Finanças Descentralizadas (DeFi) como uma forma inovadora e automatizada de resolver o desafio da liquidez nas exchanges descentralizadas. Eles substituem o modelo tradicional de book de ordens usado nas exchanges centralizadas das criptomoedas, que foi retirado diretamente dos mercados financeiros tradicionais.
Nesse modelo, a exchange funciona como um mercado onde compradores e vendedores se reúnem e chegam a um acordo sobre os preços dos ativos com base na oferta e demanda do mercado. No entanto, esse modelo depende da existência de compradores e vendedores em número suficiente para criar liquidez. Portanto, o papel dos formadores de mercado existe para garantir que sempre haja alguém para atender a demanda, efetivamente mantendo os preços justos ao contribuir com liquidez.
O modelo tradicional dos mercados centralizados provou ser ineficaz para uma exchange descentralizada. As taxas de gás da rede Ethereum e o tempo necessário para o bloqueio dos tokens tornava o mercado descentralizado pouco atraente para os market makers, resultando em baixa liquidez, quando as DEXs tentavam replicar o modelo do book de ofertas. Portanto, os pools de liquidez se tornaram a solução preferida em finanças descentralizadas, oferecendo liquidez contínua e automatizada para plataformas de negociação descentralizadas.
2. Pools de liquidez em DeFi:Como funcionam?
A versão mais simples de um pool de liquidez DeFi é baseada em dois tokens em um contrato inteligente que forma um par de negociação.
Vamos usar o Ether (ETH) e o USD Coin (USDC) como exemplo e, para simplificar, o preço de ETH será igual a 1.000 USDC. Os provedores de liquidez contribuem com um valor igual de ETH e USDC para o pool, portanto, alguém que deposita 1 ETH terá liquidez para convertê-lo em 1.000 USDC.
O modelo dos pools de liquidez faz com que quando alguém deseja negociar ETH por USDC, possa ser feito com base nos fundos depositados no pool, em vez de esperar que uma contraparte apareça para igualar sua negociação e assim, executar a ordem.
Para garantir o funcionamento do modelo, os provedores de liquidez são incentivados por sua contribuição com recompensas. Quando eles fazem um depósito, eles recebem um novo token que representa sua aposta, chamado de token de pool. Neste exemplo, o token do pool seria USDCETH.
A parcela das taxas de negociação pagas pelos usuários que usam o pool para trocar tokens é distribuída automaticamente a todos os provedores de liquidez proporcional ao tamanho de suas participações. Portanto, se as taxas de negociação para o pool USDC-ETH forem de 0,3% e um provedor de liquidez contribuiu com 10% do pool, eles têm direito a 10% de 0,3% do valor total de todas as negociações.
Quando um usuário deseja retirar sua aposta no pool de liquidez, ele queima seus tokens de pool e pode retirar sua aposta.
3. Quais os maiores pools de liquidez em DeFi?
Existem várias plataformas que se tornaram extremamente populares em 2020.
O exemplo acima é simples, baseado no modelo da Uniswap, a maior exchange descentralizada, responsável pela operação de algum dos maiores pools de liquidez das finanças descentralizadas. No momento em que este artigo foi escrito, havia cerca de US $ 250 milhões no pool USDC-ETH. Outros pools populares no Uniswap incluem WBTC-ETH, DAI-ETH e ETH-USDT.
Curve Finance, Balancer e SushiSwap também são outros nomes de protocolos responsáveis por operar pools de liquidez DeFi. Os maiores pools de Curve são os multi-token e apostas com stablecoins. O Balancer permite até oito tokens em um pool, e o SushiSwap é um clone do Uniswap.
4. Quais são os riscos dos pools de liquidez DeFi?
O algoritmo que determina o preço de um ativo pode falhar, devido a grandes pedidos, falha de contrato inteligente e outros problemas.
O preço dos ativos em um pool de liquidez é definido por um algoritmo de precificação que se ajusta continuamente com base nas negociações que estão ocorrendo no pool. Se o preço de um ativo varia em relação ao seu preço no mercado global, os negociadores de arbitragem que aproveitam as diferenças de preço entre as plataformas irão se mover para lucrar com a variação e por fim, ajustá-la.
No caso de oscilações de preços, os provedores de liquidez podem sofrer uma perda no valor de seus depósitos, que é conhecida como perda impermanente. No entanto, assim que um provedor retira seu depósito, a perda se torna permanente. Dependendo do tamanho da flutuação e do período de tempo em que o provedor de liquidez apostou seu depósito, pode ser possível compensar parte ou toda essa perda com as recompensas das taxas das transações.
Devido ao algoritmo de precificação, pools menores podem sofrer problemas se alguém de repente quiser fazer uma grande negociação. Houve casos, como o hack bZx em 2020, em que os usuários exploraram pools de liquidez menores como parte de um ataque mais amplo de manipulação de mercado.
Os usuários do DeFi enfrentam outros riscos, como falha de contrato inteligente, se o código subjacente não for auditado ou totalmente seguro. Certifique-se de compreender todos os riscos antes de depositar quaisquer fundos em pools de liquidez.
5. Benefícios dos pools de liquidez em DeFi: Quais são?
O benefício mais óbvio dos pools de liquidez é que eles garantem um fornecimento quase contínuo de liquidez para os traders que desejam usar as exchanges descentralizadas. Eles também oferecem a oportunidade de lucrar com participações em criptomoedas, tornando-se o um provedor de liquidez que é recompensado com as taxas de transação.
No modelo tradicional, o usuário simplesmente ‘ganha’ se sua aposta estiver correta, no modelo de pools de liquidez das DEX, mesmo quando a aposta dá errado, o trader ainda pode se beneficiar por prover liquidez.
Além disso, muitos projetos e protocolos oferecerão incentivos adicionais aos provedores de liquidez para garantir que seus conjuntos de tokens permaneçam grandes, reduzindo o risco de slippage – um acontecimento inesperado que faz com que uma ordem seja executada por um preço pior do que o pedido- ao criar uma melhor experiência de negociação. Portanto, há uma oportunidade de gerar ganhos adicionais com tokens de recompensa focados em incentivos ao se tornar um provedor de liquidez.
Alguns protocolos, incluindo Uniswap, Balancer e Yearn.finance, recompensam os provedores de liquidez com seus próprios tokens. Quando o SushiSwap surgiu em 2020, ele usou esse modelo para lançar o chamado “ataque de vampiro” ao Uniswap. Os usuários podiam entregar o token SUSHI no Uniswap, fornecendo liquidez antes do lançamento do SushiSwap e, posteriormente, migrar a liquidez para a plataforma SushiSwap, que era um fork do código do Uniswap.
6. Como ingressar em pools de liquidez DeFi?
O procedimento exato para ingressar em pools de liquidez DeFi varia de acordo com a plataforma. Em geral, seria necessário configurar uma conta na plataforma de escolha e, em seguida, conectar uma carteira Ethereum, como MetaMask ou outras carteiras Web 3.0 na página inicial. Depois disso, os tokens podem ser depositados no pool de liquidez escolhido.
Em plataformas como Uniswap, seria necessário pesquisar um par específico ao qual se deseja fornecer liquidez e, em seguida, conectar a carteira. Após verificar os retornos, como a proporção do pool e a taxa de câmbio, um usuário pode depositar os tokens no pool.