O ritmo de avanço no comércio de criptomoedas tem sido mais evidente no mercado de derivativos. Os contratos de derivativos baseados em ativos digitais ganharam muita força em um espaço de tempo tão curto e trazem muitos benefícios para o mercado de criptomoedas e para a indústria de blockchain como um todo.
A crise de liquidez nos mercados de criptomoedas nos últimos anos permitiu que jogadores maiores ou “baleias” manipulassem os preços com seu extenso poder de compra ou venda . No entanto, com a introdução de Exchangers de derivativos em todo o mundo, esse problema está gradualmente se tornando um problema. O crescente ecossistema de derivativos está nivelando o campo de atuação, permitindo que os comerciantes comuns alavanquem mais capital, protejam seus investimentos e gerem lucros mais estáveis.
Existem alguns tipos diferentes de contratos de derivativos , de futuros e a termo a opções e swaps perpétuos. Embora todos eles basicamente permitam que os traders apostem no desempenho futuro do mercado, eles o fazem de maneiras distintas. Com tanta concorrência, é crucial reconhecer quais tendências podem dar uma vantagem aos traders e quais levam à ruína completa.
O que é Open Interest?
Para avaliar as tendências do mercado, seja em mercados de ações ou criptomoedas, os traders costumam se referir a uma métrica conhecida como “Open Interest (OI)”. A quantidade de contratos em aberto não é o conceito mais intuitivo, mas pode ser descrita como o número de contratos de derivativos em aberto ou em aberto para um determinado mercado.
Compreender as informações que os contratos em aberto fornecem permite que os negociantes e investidores avaliem a força do mercado com base nas entradas e saídas de caixa de um contrato específico. A interpretação correta de contratos em aberto pode até levar os negociadores a determinar seu impacto sobre os preços de outros ativos e, por sua vez, tomar decisões de negociação mais bem informadas.
O que indica contratos em aberto?
Valor derivado de estímulo
Primeiro, vamos explorar como os contratos são criados em primeiro lugar. Existem dois lados em qualquer negociação – o comprador e o vendedor. Se existe um contrato de futuros ou opções, deve haver um vendedor, mas para ter algum valor, também deve haver alguém a quem vendê-lo. Os contratos de derivativos são acordos financeiros entre o comprador e o vendedor, geralmente permitindo que o comprador venda ativos a um preço específico após um período de tempo pré-determinado e vice-versa.
Por exemplo, se um comerciante decidiu comprar um contrato futuro de Bitcoin em janeiro e esperava que o preço subisse em 90 dias, se o ativo crescer 10% durante esse período, ele seria capaz de comprar os ativos subjacentes (neste caso BTC) a preços de janeiro e vendê-los imediatamente com um lucro de 10%.
A maioria dos contratos de derivativos derivam valor de seus ativos subjacentes, e essa dependência faz com que eles se movam em sincronia com o preço de mercado do ativo. Para comprar esses contratos, os negociantes pagam uma certa quantia como prêmio, que é calculado com base em diferentes fatores, como a distância do preço de mercado que eles esperam que o ativo se mova e o quão perto do vencimento eles compraram o contrato.
No entanto, se o negociante adquirisse um contrato futuro esperando que o preço caísse, mas o ativo subjacente ainda se valorizasse, ele só perderia o prêmio pago na compra do contrato. O valor do prêmio é calculado usando o conceito de “custo de transporte”. Existe um custo de oportunidade perdida para quem investe em contratos de derivativos. Dito isso, o investidor sempre tem a opção de investir em títulos seguros de risco mínimo que proporcionam renda fixa e, em vez disso, obtêm retornos estáveis.
Os contratos de opções funcionam basicamente da mesma forma que os futuros, exceto que os participantes não têm obrigação de prosseguir com a negociação no vencimento e têm a opção de sacar a qualquer momento antes do vencimento. Digamos que um trader comprou uma opção BTC esperando que o valor do Bitcoin aumentasse no final do mês. Se o ativo aumentar em 10% na semana seguinte, o negociante pode obter imediatamente o lucro de 10% menos o prêmio.
Futuros e opções são ótimos para os investidores investidores aumentarem seu poder de compra e adquirirem mais ativos subjacentes, mas, como os contratos expiram, isso exige que eles gerenciem constantemente suas contas. Para resolver esse problema, outro tipo de investimento derivado ganhou popularidade no espaço de ativos digitais – a troca perpétua.
Ao contrário dos futuros e opções, os swaps perpétuos não têm uma data de vencimento, permitindo que os investidores de longo prazo mantenham as posições pelo maior tempo possível. Além disso, os swaps perpétuos rastreiam o preço do ativo subjacente muito mais de perto usando um mecanismo conhecido como “taxa de financiamento”, que é uma taxa paga para manter as posições do investidor e equilibrar a demanda do comprador / vendedor para manter o preço.
Os contratos de derivativos também podem ser comprados e vendidos diretamente pelo prêmio, que se deprecia à medida que a data se aproxima do vencimento. Com o Bitcoin, a maioria dos contratos de derivativos representam a compra de 5 BTC. Um contrato é considerado “aberto” até que a outra parte decida fechá-lo, e a posição em aberto do mercado representa a soma de todos os contratos das negociações “abertas” menos os contratos fechados ou liquidados.
O que significa um volume de contratos em aberto crescente / decrescente?
À medida que os traders compram e vendem contratos, a quantidade de contratos em aberto muda ao longo do dia e freqüentemente sinaliza se o mercado está subindo ou descendo. Normalmente, uma quantidade de contratos em aberto crescente mostra força no mercado porque quando o número de contratos envolvidos está aumentando, há uma atividade crescente e fervor sobre o movimento do ativo subjacente. Por outro lado, um mercado é considerado uma tendência de baixa se os contratos em aberto estiverem em uma trajetória decrescente. Isso ocorre porque os traders estão fechando suas posições a uma taxa muito mais rápida do que outros podem abri-las.
Usando contratos em aberto com outros indicadores técnicos
A OI também fornece uma visão sobre se o mercado está passando por uma tendência específica ou variando entre diferentes faixas de preço. Um crescente número de contratos em aberto mostra que novas posições estão em alta, o que é um sinal de um mercado saudável e com tendências ativas. No entanto, um número decrescente de OI significa que o número de posições está caindo, o que indica que o mercado está entrando em uma fase limitada.
Juros em aberto vs. Volume de negócios: quais são as diferenças?
A quantidade de contratos em aberto é conceitualmente semelhante ao volume de negócios, mas os dois têm características muito distintas. O número de ações ou contratos negociados durante um determinado período refere-se ao volume de negociação, e manter o controle desse valor pode ajudar os comerciantes a avaliar a força da tendência dos movimentos de preço do ativo subjacente. Dito isso, o volume de negociação é relativo.
Os investimentos com capitalizações de mercado menores são obrigados a ver volumes de negociação mais baixos do que as ações de grande capitalização, e o volume precisa ser observado com o volume diário médio do ativo no contexto.
Geralmente, uma mudança substancial no preço com um volume de comércio maior do que o normal significa uma mudança potencial na direção da tendência. No entanto, uma valorização significativa dos preços apoiada por um baixo volume de negócios também pode significar uma provável reversão da tendência. Em suma, o volume de negócios refere-se à quantidade de contratos negociados em um determinado período, enquanto os contratos em aberto referem-se à soma de todos os contratos ativos que não foram liquidados no mercado.
Juros em aberto nos mercados de futuros vs. mercados de opções
A quantidade de contratos em aberto é muito mais útil nos mercados de futuros do que de opções, e alguns negociadores de opções até ignoram totalmente a métrica. Isso ocorre porque não há como medir verdadeiramente se as opções foram compradas ou vendidas usando o OI, mas embora não seja muito valioso por si só, juntamente com o volume de negociação, pode dar clareza aos movimentos de preços, força da tendência e liquidez da opção .
Se o volume ultrapassar a quantidade de contratos em aberto existente em um determinado dia, isso mostra que a negociação dessa opção foi extraordinariamente alta naquele dia específico. Além disso, a liquidez de uma opção também pode ser entendida com a ajuda de contratos em aberto.
Outro ponto crítico a ser entendido é que não haveria mercado secundário para opções sem qualquer contrato em aberto, uma vez que os mercados secundários ativos tornam mais provável que os contratos de opções sejam vendidos a preços justos. Por outro lado, opções com OI substancial significam que será mais fácil negociar essa opção com um spread razoável entre ofertas e ofertas . Os comerciantes nunca querem ficar presos a contratos ilíquidos com pouca ou nenhuma posição em aberto.
Identificar essas oportunidades de negociação usando as métricas de volume e de contratos em aberto permite que os negociantes entrem e saiam dos mercados com mais facilidade e ao melhor preço possível. Vamos considerar um cenário em que três traders, Alex, Bob e Jeff, abrem posições em futuros perpétuos BTCUSDT , enquanto outro trader, Dave, fecha sua posição. Veja como isso afetaria os contratos em aberto:
Comerciante | Posição | Quantidade | Mudança no OI | Interesse em aberto [OI] |
Alex | Longo [Aberto] | 5 BTC | +5 | 5 |
Prumo | Longo [Aberto] | 7 BTC | +7 | 12 |
Jeff | Curto [Aberto] | 9 BTC | +9 | 21 |
Dave | Longo [Fechar] | 4 BTC | -4 | 17 |
A atividade de negociação acima ilustra a mudança no OI com base no número de contratos abertos diários. Na tabela, a quantidade de contratos em aberto aumentou de 5 para 21 conforme os traders abriram novas posições, mas o número de contratos em aberto diminuiu depois que as posições existentes foram fechadas.
Os comerciantes também podem monitorar as mudanças de preço, volume e contratos em aberto para avaliar o sentimento do mercado . Por exemplo, se o preço estiver subindo e for acompanhado pelo aumento do volume e contratos em aberto, o sentimento do mercado é provavelmente muito otimista. Da mesma forma, um custo crescente junto com volumes decrescentes e contratos em aberto apontam para uma tendência de baixa.
Se o preço cair junto com o aumento da quantidade de contratos em aberto e do volume, o sentimento do mercado é de baixa. Isso ocorre porque os traders estão ativamente vendendo o ativo subjacente, esperando que os preços caiam ainda mais, mas se os volumes e o OI também estiverem caindo, o sentimento do mercado tende a ser otimista.
Interpretar o interesse em aberto de futuros de Bitcoin
Na indústria de criptomoedas, o volume e os contratos em aberto são fragmentados nas principais Exchangers. O gráfico acima mostra os contratos em aberto de futuros de Bitcoin [BTC] agregados, e o gráfico abaixo exibe o volume dividido nas principais Exchangers.
Os contratos de derivativos são benéficos para qualquer pessoa que negocie nos mercados financeiros, não apenas para potencialmente obter grandes retornos de pequenos investimentos, mas também para proteger os investimentos feitos nos ativos subjacentes e lucrar com os mercados em alta e baixa.
À medida que os contratos se aproximam do vencimento, eles devem se mover com mais firmeza ao lado do mercado à vista, e isso geralmente é o caso em investimentos estáveis e de baixa volatilidade. Os ativos digitais, no entanto, são incrivelmente voláteis e, embora os contratos de derivativos possam tentar fechar com base nos preços subjacentes, o mercado à vista pode ter outras idéias.
Conclusão
Os mercados de criptomoedas podem se tornar altamente voláteis nos dias, horas e até minutos que se aproximam do vencimento, e podem ser precários para investidores que não compreendem totalmente como eles funcionam. Embora permitam aos investidores lucrar com mercados específicos sem exposição direta, os eventos que afetam esses mercados podem impactar significativamente a lucratividade desses contratos.
Além disso, ao contrário de ações e títulos tradicionais, os ativos digitais são negociados 24 horas por dia, o que os torna suscetíveis a movimentos de eventos do mercado global a qualquer momento. Ao compreender como os contratos em aberto impactam os preços das criptomoedas, os comerciantes podem tomar decisões mais bem informadas sobre onde investir seu capital, analisando o cenário atual do mercado e interpretando corretamente o sentimento.