Em um desenvolvimento significativo na economia da Rússia, o Rublo digital pode estar operacional em julho de 2025, conforme revelou o Banco Central em um comunicado recente. O rublo digital é uma moeda digital do banco central (CBDC), desenvolvida pelo Banco da Rússia.
Conforme destacou o Banco Central da Rússia em seu comunicado oficial, os bancos locais deverão permitir até 1° de julho que os seus clientes abram e reabasteçam contas digitais em rublos, além de possibilitar a realização de transferências e aceitar a CBDC em sua infraestrutura.
“Até 1º de julho de 2025, os maiores bancos terão que fornecer a seus clientes a capacidade de realizar transações com rublos digitais: abrir e reabastecer contas em rublos digitais, fazer transferências e também aceitar rublos digitais em sua infraestrutura. A partir de agora, está previsto o lançamento do uso generalizado da moeda nacional digital. É importante que esteja à disposição dos cidadãos e das empresas e, se assim o desejarem, possam utilizá-lo livremente, juntamente com fundos monetários e não monetários”, destacou.
De acordo com a Instituição, os bancos com licença universal terão mais tempo para finalizar os seus sistemas – até 1 de julho de 2026, e as restantes instituições de crédito – até 1 de julho de 2027.
“Além disso, está previsto estabelecer prazos para aceitação obrigatória de pagamentos em rublos digitais para empresas de comércio e serviços (TSP). As empresas com receita anual superior a 30 milhões de rublos terão que fazer isso a partir de 1º de julho de 2025, mais de 20 milhões de rublos – a partir de 1º de julho de 2026, todos os outros – a partir de 1º de julho de 2027”, complementou.
Vale lembrar que a chefe do Banco Central, Elvira Nabiullina, em um discurso recente revelou que o Rublo digital deverá ser amplamente adotado pelos russos em até sete anos. De acordo com informações da mídia local Tass, Nabiullina destacou que, no período entre cinco e sete anos, o rublo digital deverá se tornar comum para os russos.