- Trump quer impedir desbancarização de empresas de criptomoedas
- Ordem executiva ameaça sanções contra bancos discriminatórios
- Criptomoedas ganham apoio político na atual gestão dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a assinar uma ordem executiva que pode representar um marco na relação entre o setor financeiro tradicional e as criptomoedas. O decreto visa impedir práticas de desbancarização de empresas de criptoativos, ao instruir reguladores a investigar bancos que recusam atendimento com base em critérios políticos ou ideológicos.
Segundo um rascunho do documento, os órgãos reguladores deverão avaliar se instituições financeiras violaram leis como a Lei de Igualdade de Oportunidades de Crédito, normas antitruste ou regras de proteção ao consumidor. Caso identifiquem infrações, as penalidades podem incluir multas, termos de consentimento e outras sanções disciplinares.
A medida remete diretamente à chamada “Operação Choke Point 2.0”, termo usado para descrever ações durante o governo anterior que, supostamente, visavam excluir empresas do setor cripto do sistema bancário tradicional. A versão original dessa iniciativa, criada em 2013, mirava setores considerados de alto risco, como o de empréstimos consignados e armamentos.
O projeto da nova ordem também solicita a revisão de políticas que podem ter contribuído para o bloqueio de acesso bancário, além de exigir que a Administração de Pequenas Empresas (SBA) reavalie as práticas de seus parceiros de empréstimo. Violações graves poderão ser encaminhadas ao procurador-geral.
Desde o fim de 2024, diversos executivos e investidores do setor passaram a relatar experiências de desbancarização. Entre eles estão nomes como Jesse Powell (Kraken), Brian Armstrong (Coinbase), Sam Kazemian (Frax Finance) e os irmãos Winklevoss (Gemini).
O próprio Eric Trump, filho do presidente, revelou que se aproximou do ecossistema cripto após ser desbancado de várias instituições financeiras. “Nunca pensei que cairia no mundo das criptomoedas até que todos os bancos começaram a nos cancelar sem motivo algum, a não ser o fato de meu pai estar na política”, disse à época. “Eles nos perseguiram violentamente. Foi só então que percebi a importância das criptomoedas.”
A expectativa é que a assinatura da ordem ocorra ainda nesta semana. Contudo, fontes próximas alertam que os planos podem sofrer alterações de última hora, de acordo com decisões estratégicas da Casa Branca.














