As ofertas iniciais dex, ou IDOs, são tokens que representam qualquer tipo de ativo hospedado em uma bolsa descentralizada (DEX) – um IDO é quando um projeto lança um token por meio de uma bolsa de liquidez descentralizada. Os IDOs podem ser criados para qualquer coisa, desde criptomoedas a álbuns de música e etc. As IDOs oferecem às empresas uma ferramenta para envolver suas comunidades em uma economia que enriquece seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que lhes permite tomar decisões comerciais inteligentes em relação a seus ativos.
Da mesma forma que as startups tradicionais recebem capital de risco antes do lançamento, os projetos que emitem ofertas iniciais de DEX recebem financiamento de investidores individuais. Ao contrário de uma oferta pública inicial, os investidores em ofertas iniciais dex nunca possuem qualquer participação no projeto.
Quais os benefícios do IDO?
OID tem alguns benefícios que podem torná-los mais atraentes do que ICOS e IEOs: liquidez imediata, comerciais imediatos e menores custos para a lista.
Como funciona IDO e IEOs?
O IDO refere-se ao lançamento de um criptomoeda em uma corretora descentralizada (DEX). Em um IDO, um projeto de blockchain faz a primeira estreia pública de moeda em um DEX, a fim de levantar fundos de investidores de varejo.
Os IDOs têm semelhanças com as ofertas iniciais de troca (IEOs), em que os projetos de criptografia lançam seu token e levantam fundos por meio de uma troca centralizada, já que ambos permitem a negociação imediata além da captação de recursos. No entanto, as trocas centralizadas impõem regras básicas estritas, incluindo:
- Pagamento de uma grande soma ou oferta de parte das fichas para a troca;
- Proibir o projeto de listar seu token em bolsas concorrentes;
- Ter uma margem de manobra muito pequena para controlar os parâmetros de venda de token de um projeto.
Por outro lado, Os IDOs, podem oferecer um modelo de listagem e venda de tokens muito mais econômico. Em primeiro lugar, um IDO fornece liquidez rápida com pouca ou nenhuma derrapagem nos pools de liquidez disponíveis em um DEX. Relativamente, tem custos de listagem mais baratos. E, como os IEOs, permite negociações instantâneas.
Exemplos de DEXs que oferecem serviços IDO incluem Binance DEX , Polkastarter e Uniswap. A maioria dos traders também prefere IDOs em vez de ICOs, uma vez que as listagens de IDOs impedem que o emissor dos tokens controle como será a rodada de arrecadação de fundos. Um dos primeiros IDOs lançados no espaço foi RAVEN, que foi listado na Binance DEX em junho de 2019.