O que são indicadores?
Indicadores são ferramentas que as estatísticas oficiais usam para prever tendências e padrões econômicos ou financeiros. Na análise técnica , os indicadores fornecem gatilhos de compra e venda com base no movimento dos preços . No entanto, uma vez que os indicadores são baseados em coleta de dados e algoritmos, eles podem às vezes levar a indicações incorretas devido a certos fatores.
Existem três tipos de indicadores – indicadores antecedentes, atrasados e coincidentes:
Indicadores principais explicados
Os indicadores antecedentes apontam para eventos futuros ou antecipam tendências na economia. Exemplos de indicadores importantes incluem início de moradias, rendimentos de títulos e muito mais. Quando esse indicador aumenta, a demanda futura de um determinado ativo geralmente também aumenta. Se cair, a demanda pelo ativo geralmente também diminui.
Indicadores de atraso explicados
Os indicadores de atraso confirmam um padrão futuro após a ocorrência de um determinado evento. Os indicadores defasados comumente usados incluem a taxa de emprego, índice de preços ao consumidor (IPC) e muito mais. Por exemplo, um aumento consistente da taxa de desemprego nos últimos meses indicaria que a economia como um todo pode continuar indo mal porque os consumidores não têm dinheiro no bolso. Outro exemplo é o IPC de setores-chave, como combustível ou custos médicos, que também causa um efeito cascata no desempenho econômico geral quando sobe ou desce.
Indicadores Coincidentes Explicados
Indicadores coincidentes mudam junto com a economia ou o mercado de ações e costumam ser usados para indicar a condição do ciclo de negócios da economia em um determinado trimestre. Os indicadores coincidentes incluem renda pessoal, produto interno bruto (PIB), taxa de emprego, média de horas semanais trabalhadas e muito mais. Os indicadores coincidentes são analisados à medida que ocorrem, geralmente usados em conjunto com os indicadores anteriores e posteriores para determinar o movimento potencial usando uma perspectiva futura. Por exemplo, um aumento na fabricação de painéis solares aumentaria gradualmente a demanda de funcionários na indústria de energia renovável. Os dados da folha de pagamento são outro indicador coincidente que os investidores analisam para determinar a capacidade dos funcionários e os fundos investidos. Conseqüentemente, um número alto de renda pessoal seria um fator que contribui para uma economia forte.
O que são indicadores de avanço e atraso no comércio?
Na análise técnica, os indicadores de avanço e atraso avaliam os pontos fortes e fracos do mercado financeiro. Esses indicadores fornecem informações sobre tendências de mercado, ações de preços e padrões gráficos. Como resultado, os comerciantes e investidores podem analisar melhor o mercado para identificar os pontos de entrada e saída ideais . Além de ações de preços e análises técnicas, os indicadores podem medir metas organizacionais e variáveis econômicas.
Um indicador antecedente dá um sinal antes que uma tendência ou reversão de tendência ocorra, prevendo o que o gráfico de preços fará a seguir. Com o movimento de preço antecipado, os comerciantes podem decidir abrir ou fechar suas negociações no início de um movimento para montar ou sair de uma tendência.
Conforme mostrado na ilustração acima, o indicador indica o quanto algo está sobrecomprado ou sobrevendido , assumindo que o par de moedas retornará ao seu valor intrínseco. Dessa forma, os comerciantes podem estabelecer seus pontos de entrada ou saída no mercado.
O preço de um ativo em um mercado de sobrecompra cairá eventualmente, implicando que os comerciantes devem sair de suas posições compradas ou vendê-las a descoberto . Por outro lado, um mercado de sobrevenda acabará por se recuperar, e os traders podem assumir uma posição comprada no mercado para enfrentar a alta do preço.
Ao contrário dos indicadores antecedentes, os indicadores defasados utilizam dados de ação de preços anteriores. O indicador confirma a força da tendência, pois dá um sinal após o início do movimento dos preços. Os indicadores de atraso confirmam as ações de preço para os comerciantes que procuram evitar sinais falsos antes de negociar.
Da ilustração acima, os indicadores de atraso geralmente ocorrem após uma mudança de preço, o que significa que a ação do preço é testemunhada por todos primeiro e confirmada pelo indicador. O indicador é frequentemente usado para filtrar o ruído em movimentos de mercado de curto prazo para confirmar tendências de longo prazo. Como os indicadores de atraso têm uma reação mais lenta, não é uma ferramenta adequada para ler os mercados voláteis, como o mercado de criptomoedas . Em mercados voláteis, as mudanças de preços acontecem muito rapidamente, onde os ganhos podem acabar sendo uma perda ou vice-versa.
Quais são os prós e contras dos indicadores principais e atrasados?
Vantagens dos indicadores de avanço e atraso
Em termos de vantagem , os principais indicadores proporcionam pontos de entrada para uma possível transferência e comerciantes ajudar a identificar o suporte e o nível de resistência s para comércios maior probabilidade. Os indicadores de atraso oferecem aos traders maior segurança para entrar em uma negociação, visto que a ação recente do preço é confirmada pelo mercado, reduzindo o risco de movimentos falhos ou falsos rompimentos . Devido à sua natureza, os indicadores antecedentes tendem a funcionar com mais eficiência em mercados paralelos / variados, enquanto os indicadores defasados funcionam bem em mercados de tendência.
Desvantagens dos indicadores principais e atrasados
Para a desvantagem , os indicadores antecedentes não garantem a ação do preço previsto, apesar de sua capacidade de ajudar os investidores a se manterem à frente da curva. Além disso, o indicador antecedente é notório por falsos sinais causados por notícias, erros de cálculo ou falsos rompimentos. Um sinal falso ocorre quando um indicador antecedente responde muito rapidamente às mudanças no preço das ações ou quando um indicador atrasado é afetado pela inércia ao responder a uma reversão de tendência. Portanto, os comerciantes são obrigados a utilizar seus conhecimentos ao usar os indicadores, dependendo de cada situação. Além disso, os indicadores antecedentes são mais perspicazes em análises técnicas avançadas, o que pode ser intimidante para novos traders.
Embora os indicadores de atraso sejam mais fáceis de identificar, eles não capturam com precisão as tendências atuais. Portanto, os pips potenciais são sacrificados ao esperar por uma confirmação do indicador de atraso. Por exemplo, esses indicadores significarão reversão do preço das ações, mas pode ser tarde demais para obter ganhos ou limitar as perdas até então. Os indicadores de atraso também não têm conceito de níveis de suporte e resistência, portanto, os comerciantes precisam estar atentos. Em comparação com os indicadores antecedentes, os indicadores defasados são menos propensos a sinais falsos porque o sinal é dado depois que o gráfico de preços formou uma tendência. No entanto, o aspecto negativo é que você vai comprar e vender tarde.
Quais são os tipos de indicadores técnicos adiantados e atrasados?
Existem muitos indicadores técnicos de avanço e atraso que os traders podem monitorar para prever a tendência do mercado. A seguir estão exemplos de indicadores técnicos de avanço e atraso, que são categorizados em indicadores de tendência, momentum, volatilidade e volume:
Os indicadores de tendência usam a média de preços para medir a direção e a força de uma tendência. Quando o preço se move acima da linha média móvel, é considerado uma tendência de alta e vice-versa. As médias móveis ( MA ) e a divergência de convergência da média móvel ( MACD ) são indicadores de tendência defasados, enquanto a Parada Parabólica e Reversa ( PSAR ) é um indicador de tendência principal.
Os indicadores de momentum ajudam a identificar a velocidade do movimento do preço e a analisar o volume . Quando há uma divergência entre um indicador de momentum e o preço, isso pode sinalizar uma mudança nos preços futuros. Oscilador estocástico , Commodity Channel Index ( CCI ) e Relative Strength Index ( RSI ) são todos indicadores de momentum principais.
Os indicadores de volatilidade ajudam os traders a determinar os pontos em que o mercado pode mudar de direção e fornecem informações úteis sobre a compra e venda em um determinado mercado. Bollinger Bands , Average True Range ( ATR ) e desvio padrão são indicadores de volatilidade atrasados.
Os indicadores de volume medem a força de uma tendência ou confirmam a direção de negociação com base na média ou suavização do volume bruto. Uma forte tendência aumenta o volume de negócios, o que leva a grandes movimentos nos preços. O oscilador Chaikin (CO) e o volume em equilíbrio ( OBV ) são os principais indicadores de volume, enquanto a taxa de variação do volume (VROC) é um indicador de volume atrasado.
Um indicador de tendência ajuda os traders a determinar se o mercado iniciou uma tendência e a força dessa tendência. Os indicadores de momentum e volume se concentram no princípio de que o momentum ou o volume mudará antes do preço. Os indicadores de volume tendem a mostrar mudanças antes do preço devido à pressão de compra e venda no mercado. Ao analisar o preço em conjunto com o volume, pode-se determinar as tendências de preço com mais precisão. Por exemplo, o preço de um ativo atingindo novos máximos em um volume decrescente significaria uma possível reversão futura.
Como os indicadores de avanço e atraso são usados?
Os indicadores são ferramentas úteis para os comerciantes em sua análise da ação do preço. Os comerciantes que procuram sinais rápidos tendem a usar indicadores antecedentes enquanto implementam um stop loss apertado, caso o mercado se mova na direção oposta. Além do stop-loss, os traders também podem utilizar o dimensionamento da posição para evitar colocar muito capital em risco em cada negociação.
Em contraste, os comerciantes que buscam maior confiança tendem a analisar o movimento dos preços com vários indicadores de atraso para confirmar as tendências dos preços. Os indicadores de atraso são teoricamente mais precisos por causa de sua coleta de dados e cálculos post facto. Além disso, como forma de gerenciamento de risco , os traders negociam em um período de tempo mais longo com indicadores defasados para lucrar com o impulso contínuo. No entanto, como afirmado anteriormente, os sinais lentos dos indicadores defasados podem não chegar cedo o suficiente para que os investidores acompanhem toda a tendência.
Uma estratégia de negociação ideal envolveria indicadores de avanço e atraso para prever o movimento do mercado e confirmá-lo. A seguir está um exemplo que combina indicadores de avanço e atraso para ler as condições de mercado.
Na figura, o indicador antecedente e o indicador atrasado são usados de acordo com a condição do mercado e os pontos fortes dos indicadores. O lado esquerdo da ilustração acima é o mercado com uma tendência lateral, onde indicadores antecedentes, como o oscilador estocástico na parte inferior, podem ser uma ferramenta útil. O lado direito é um mercado de tendências, onde os indicadores de atraso, como a média móvel (MA) no gráfico de preços, podem ser mais úteis.
Conforme mostrado na figura, os indicadores podem ser combinados para serem usados em diferentes condições de mercado. No entanto, a combinação de indicadores do mesmo tipo é ineficaz, pois mostram informações semelhantes. Além disso, a leitura do gráfico usando muitos indicadores daria sinais conflitantes.
Perguntas frequentes
O Índice de Confiança de Negócios (BCI) é um indicador importante?
O Índice de Confiança de Negócios (BCI) é um indicador importante do desenvolvimento social e financeiro no futuro. Pode ser empregado para monitorar o crescimento e prever mudanças futuras em uma situação econômica. O índice de confiança dos empresários é baseado em uma pesquisa que pergunta às empresas sobre o progresso na produção, pedidos e produtos acabados no setor. Um número mais alto do índice de confiança do empresário indica o crescimento da economia do país. Os comerciantes e investidores tendem a manter moedas de países com valores BCI mais elevados.
O Purchasing Managers ‘Index (PMI) é um indicador importante?
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) é um indicador antecedente que antecede as mudanças na tendência da atividade econômica e da produção, como produto interno bruto (PIB), produção industrial e emprego. O PMI é calculado com base nas respostas mensais dos membros do Comitê de Pesquisa de Negócios do Institute for Supply Management (ISM) sobre várias atividades de negócios no setor de manufatura.
O Moving Average Convergence Divergence (MACD) é um indicador adiantado ou atrasado?
O MACD é um indicador de atraso, pois os dados que ele usa são baseados na ação histórica do preço da ação. Isso ajuda os traders a detectar o momentum recente no preço das ações, que pode sinalizar uma mudança em sua tendência.
O SAR Parabólico (PSAR) é um indicador de atraso?
O SAR parabólico ( PSAR ) é um indicador defasado, usado principalmente para determinar o futuro momentum de curto prazo do mercado de ações para determinar onde as ordens stop devem ser colocadas. O SAR Parabólico tem melhor desempenho em tendências mais estáveis. Em um mercado volátil, o PSAR tende a gerar falsos sinais de negociação.
O Índice de Força Relativa (RSI) é um indicador importante?
O Índice de Força Relativa ( RSI ) é um indicador de momentum líder que ajuda a identificar uma reversão de tendência. Ele oscila entre 0 e 100 níveis e emite sinais fortes mesmo em condições adversas de mercado.
O oscilador estocástico é um indicador importante?
O oscilador estocástico é um indicador importante que compara os preços de fechamento recentes com a faixa de negociação anterior. Como a dinâmica do mercado muda de direção muito mais rápido do que o volume ou o preço, o indicador é usado para prever os movimentos e a direção do mercado. O oscilador estocástico está sujeito a sinais falsos em condições de mercado voláteis.
A inflação é um indicador defasado?
A inflação é um indicador defasado, mostrando que a demanda aumentou devido ao crescimento econômico e os preços estão subindo para refletir a demanda crescente.
Conclusão
Indicadores são ferramentas que podem ser aplicadas a gráficos de preços para determinar as condições de mercado. Enquanto um indicador antecedente é usado para antecipar a direção futura do mercado, um indicador atrasado é usado para entender o desempenho passado. Cada um dos indicadores tem seus pontos fortes e fracos, portanto, confiar em um tipo afetaria negativamente a estratégia de negociação. Além disso, sinais falsos podem afetar a precisão dos indicadores e também devem ser levados em consideração. A gestão de risco também deve ser incorporada caso o preço não se mova na direção esperada. Com os diferentes tipos de indicadores técnicos disponíveis, os iniciantes podem experimentar combinando-os e testar suas estratégias com backtesting para aplicação do conhecimento para melhor entender o mercado.