-
- Jovens investem em criptomoedas.
- Aposentadoria com criptomoedas.
- Desconfiança em pensões.
Uma pesquisa recente da Bitget Research revelou uma mudança surpreendente nos planos de aposentadoria das gerações mais jovens. O levantamento sugere que a Geração Z e a Geração Alpha não estão muito confiantes nos sistemas de pensão tradicionais e estão cada vez mais interessadas em investimentos alternativos, especialmente criptomoedas.
“O banco de dados da pesquisa incluiu diferentes faixas etárias e informações de 34.382 questionários totalmente preenchidos, com perguntas elaboradas para determinar se os entrevistados pertenciam à Geração Z e Alpha. Uma vez coletados, os dados de entrevistados mais jovens que a geração Y foram usados para análise. Esse grupo foi responsável por 48,55% do número total de entrevistados (16.691) (Figura 1). A análise divide a avaliação com base em vários critérios, como nível de confiança, acessibilidade, transparência, flexibilidade e outros”, diz a pesquisa.
O estudo ressaltou que o objetivo principal foi explorar as perspectivas de jovens indivíduos pertencentes à Geração Z e à Geração Alpha. A teoria geracional de Strauss-Howe é usada para categorizar essas gerações, que são definidas da seguinte forma: Geração Alpha: 10 anos ou menos; Geração Z: 11-27 anos.
A pesquisa aponta que 78% dos jovens preferem poupar para a aposentadoria por meio de investimentos alternativos, como criptomoedas, imóveis ou fundos de pensão privados, em vez de depender dos fundos de pensão tradicionais. Essa mudança de mentalidade é impulsionada, em grande parte, pela falta de confiança na estabilidade e na transparência dos modelos de pensão convencionais.
Uma das principais preocupações dos jovens é a falta de informação sobre como seus fundos de pensão são investidos. Mais de 70% dos entrevistados disseram não saber onde ou como seu dinheiro de pensão é aplicado. Este motivo os leva a optar por investimento autogeridos, que ofereçam mais controle e transparência.
E as criptomoedas têm se mostrado uma opção cada vez mais atraente para esses jovens investidores. O levantamento revelou também que 20% dos entrevistados estão abertos a receber suas pensões em criptomoedas. Além disso, os dados ressaltam que 87% dos jovens consideram as criptomoedas como uma ferramenta para realizar economias a longo prazo.
No entanto, existem alguns desafios a serem superados para que as pensões em criptomoedas se tornem uma realidade generalizada. A volatilidade do mercado e a incerteza regulatória são as principais barreiras a serem enfrentadas no setor.