As autoridades de Hong Kong anunciaram, em 17 de maio, que os moradores poderão a partir de agora criar carteiras individuais de e-CNY, utilizando a moeda digital experimental do banco central (CBDC) da China continental para pagamentos transfronteiriços.
Em um comunicado oficial, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e o Banco Popular da China (PBoC) destacaram os progressos no piloto e-CNY para pagamentos transfronteiriços, visando a expansão para o âmbito do piloto e-CNY em Hong Kong. A medida tem o intuito de facilitar a criação e o uso de carteiras e-CNY por residentes de Hong Kong, bem como a recarga de carteiras e-CNY através do Faster Payment System (FPS).
“A interoperabilidade entre o FPS e o sistema e-CNY operado pelo Digital Currency Institute (DCI) do PBoC também marca a primeira ligação de um sistema de pagamento mais rápido com um sistema de moeda digital do banco central no mundo. Fornece um caso de utilização inovador que sublinha a interoperabilidade, uma área-chave definida no Roteiro do G20 para melhorar os pagamentos transfronteiriços”, explicou.
A HKMA ressaltou que a expansão do piloto transfronteiriço do e-CNY em Hong Kong é uma das seis medidas anunciadas pelo PBoC no início de 2024 no âmbito da iniciativa “três ligações, três facilitações”. “Com a expansão do âmbito do piloto, os utilizadores podem agora configurar carteiras pessoais e-CNY em Hong Kong, o que requer apenas os seus números de telemóvel de Hong Kong. As carteiras e-CNY podem ser usadas para pagamentos transfronteiriços, mas não podem ser usadas para transferências entre pessoas”.
Ao comentar sobre a novidade, Eddie Yue, Chefe do Executivo da HKMA, destacou: “Estamos muito satisfeitos que Hong Kong, sendo o primeiro lugar na condução de um piloto transfronteiriço de e-CNY, também tenha se tornado o primeiro lugar fora do Continente que permite que seus residentes estabeleçam carteiras e-CNY localmente. Ao expandir o piloto de e-CNY em Hong Kong e aproveitar o horário de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana e as vantagens de transferência em tempo real do FPS, os usuários podem agora recarregar suas carteiras de e-CNY a qualquer hora, em qualquer lugar, sem ter que abrir uma conta bancária no Continente, facilitando assim pagamentos comerciais no Continente por residentes de Hong Kong”.