Em uma ação que chamou a atenção, o governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou na última sexta-feira um projeto de lei que proíbe o uso de moedas digitais centralizadas, também conhecidas como moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), no estado. Essa medida acontece em um contexto de crescente interesse mundial em torno das criptomoedas e ativos digitais.
DeSantis tem sido um crítico ferrenho dos CBDCs, caracterizando-os como parte da “política acordada” que ele busca combater. A nova legislação, intitulada SB-7054, agora define explicitamente o que não é considerado dinheiro no estado da Flórida: “O termo não inclui uma moeda digital do banco central”.
Florida Bans a Central Bank Digital Currency https://t.co/S8UfWrLZyc
— Ron DeSantis (@GovRonDeSantis) May 12, 2023
Na coletiva de imprensa, o governador destacou que o governo do presidente Joe Biden anunciou o estudo de CBDCs no ano passado com o intuito de “excluir e eliminar outros tipos de ativos digitais, como criptomoedas”. DeSantis também expressou preocupação com a possibilidade de o governo usar CBDCs para controlar e rastrear as atividades financeiras dos cidadãos, como a compra de gás e armas de fogo, prejudicando sua independência financeira.
A lei SB-7054 foi aprovada com apenas um voto contra na Câmara dos Representantes da Flórida na semana passada. Em março, quando DeSantis apresentou a legislação, ele argumentou que um CBDC teria como objetivo principal “vigiar americanos e controlar americanos”.
Além disso, o governador anunciou recentemente que a Flórida aceitará o pagamento de impostos estaduais em Bitcoin, mas apenas para empresas e não para contribuintes individuais. DeSantis é considerado um potencial candidato do Partido Republicano nas próximas eleições e recentemente lançou um livro em que apresenta sua posição contra a política “desperta”.