Na segunda-feira, os desenvolvedores do blockchain Ethereum Classic anunciaram um hard fork para implementar a versão mais recente do projeto, agora programado para lançamento no final de julho.
A atualização, que a comunidade apelidou de “Magneto”, incluirá as quatro propostas de melhoria do Ethereum (EIP) vistas pela primeira vez na atualização do Ethereum em Berlim no início deste ano.
Essas propostas têm como objetivo melhorar a segurança da rede e, ao mesmo tempo, economizar nos custos do gás, armazenando endereços e chaves em um só lugar para os usuários acessarem com uma única transação.
Os testes beta nas redes de teste Morder e Kotti do Ethereum Classic começaram em 2 e 9 de junho, respectivamente. A bifurcação do Magneto está configurada para ocorrer oficialmente assim que esses testes forem concluídos.
Stevan Lohja, gerente de relações com desenvolvedores da Mantis – um cliente completo e carteira da Ethereum Classic – disse à comunidade Ethereum Classic:
Para garantir uma bifurcação bem-sucedida, pedimos aos consumidores ETC que atualizem seu software de nó para uma versão compatível com Magneto, caso ainda não tenham feito isso. Se você não está operando nós ou serviços, mas usa a ETC por meio de outros serviços, verifique com esse serviço para garantir que eles estejam oferecendo suporte ao hard fork do Magneto.
Ethereum Classic ( ETC ) foi originalmente criado em circunstâncias difíceis em 2016. O protocolo bifurcou-se da rede principal Ethereum devido ao hack de $ 60 milhões de um projeto conhecido simplesmente como “o DAO” – uma organização autônoma descentralizada inicial . Após a exploração, os desenvolvedores do Ethereum decidiram reverter as transações maliciosas em uma tentativa de contornar o hacker e devolver os fundos roubados aos seus proprietários.
Alguns acreditavam que desfazer essas transações, na verdade, anularia um dos princípios fundamentais da Ethereum – “Código é lei”. Esses usuários sentiram que era melhor aceitar a perda e aprender com os erros de engenharia que permitiram ao hacker desviar os fundos. Como resultado, o projeto Ethereum Classic se separou do Ethereum em um esforço para preservar o que alguns achavam ser a representação mais precisa do blockchain do projeto.
Em maio de 2021, alguns entusiastas do Ethereum Classic brincando se referiram ao projeto como “o Ethereum errado”, já que o preço subiu mais de 300% – talvez devido a novos comerciantes de criptografia que o confundiram com Ether ( ETH ).