Top tokens NFTs por Capitalização de Mercado
Cotação NFT tokens colecionáveis ordenadas por valor de mercado, volume de negociações e variação.
# | Moeda | Preço | 24H | 7D | 30D | MktCap | Volume 24H | Supply | Gráfico (7D) |
---|
O que são NFT?
NFTs são tokens baseados em blockchain que são usados para representar a propriedade de um ativo. NFT é um acrônimo que significa »token não fungível«.
Para entender melhor o significado de “não fungível”, é melhor compará-lo com o termo “fungível”. A maioria dos tokens com os quais você provavelmente lidou no mercado de criptomoedas é fungível – unidades individuais do token são intercambiáveis. Exemplos de tokens fungíveis são UNI , MKR e USDC . Por exemplo, todos os tokens UNI são iguais e nenhum deles possui propriedades exclusivas.
NFTs não são fungíveis, o que significa que não são intercambiáveis entre si. Cada NFT possui um identificador único que o distingue de outros tokens emitidos no mesmo blockchain.
Como os NFTs são usados?
NFTs são usados para representar a propriedade de vários itens. Mais comumente, os NFTs representam a propriedade de itens digitais, como fotografias, desenhos, vídeos, animações 3D, arquivos de áudio e itens de videogame. No entanto, os NFTs também podem ser usados para representar a propriedade de ativos do “mundo real”, como obras de arte físicas, imóveis e colecionáveis.
Os NFTs podem ser vistos como um certificado digital de propriedade que pode ser facilmente transferido entre diferentes pessoas por meio de transações blockchain. Por exemplo, um artista pode criar uma animação 3D, carregá-la na Internet e emitir um NFT associado à animação. Alguém que queira apoiar o artista compraria o NFT e, em seguida, seria o proprietário das chaves privadas associadas ao token. Mais tarde, o titular pode vender o NFT se alguém se oferecer para comprá-lo. E embora qualquer pessoa pudesse ver a animação, apenas uma pessoa manteria o NFT associado a qualquer momento.
Os emissores de NFT também podem criar vários NFTs que fazem referência ao mesmo item. Vamos pegar um jogo de cartas imaginário como exemplo – você pode criar 1.000 NFTs, cada um representando uma carta comum, e criar apenas 10 NFTs para representar uma carta ultra rara.
Como você compra e vende NFTs?
Você pode comprar e vender NFTs em marketplaces que conectam proprietários de NFTs com pessoas interessadas em comprá-las. Um exemplo de um mercado NFT popular é o Nifty Gateway , que colabora com artistas para lançar coleções NFT chamadas »drops«. Os NFTs vendidos por meio desses drops podem ser negociados entre os usuários do Nifty Gateway. O OpenSea , outro mercado popular, permite que os usuários coloquem suas NFTs à venda ou até mesmo emitam suas próprias NFTs.
Os NFTs estão crescendo em popularidade muito rapidamente e podemos esperar que muitas novas plataformas NFT entrem no mercado em breve.
Criptomoedas fungíveis como BTC ou ETH podem ser vendidas com relativa facilidade, pois há uma enorme quantidade de liquidez no mercado. Com NFTs, no entanto, a situação é mais complicada. Como cada NFT é único, existe a possibilidade de você não conseguir encontrar um comprador para seu NFT, independentemente de quanto você pagou por ele. Portanto, tenha isso em mente se você estiver pensando em comprar um NFT como um investimento – não há garantia de que alguém estará disposto a comprá-lo de você.
Quais blockchains são usados para NFTs?
Os NFTs se originaram no Ethereum , que ainda é um dos blockchains mais populares para NFTs. Outras plataformas de blockchain que são usadas para NFTs incluem Flow , WAX , TRON e Zilliqa . De um modo geral, os NFTs podem ser emitidos em qualquer plataforma blockchain que suporte contratos inteligentes.
Veja tambem:
Picrew NFT Monkey 2022
O que é nft monkey?