Top Criptomoedas e tokens DeFi Yield Farming novembro 2024 👇
Melhores DeFi Yield Farming criptomoedas ordenadas por valor de mercado, preço e volume de negociações. Explore as melhores plataformas DeFi, como Uniswap, Compound e Aave, para maximizar seu retorno em ativos digitais. Entenda as estratégias de DeFi Crypto Yield Farming, como staking, pool de liquidez e vaults, para aumentar seus lucros. Acompanhe as tendências e atualizações do mercado DeFi e torne-se um expert em Crypto Yield Farming!
# | Moeda | Preço | 24H | 7D | 30D | MktCap | Volume 24H | Supply | Gráfico (7D) |
---|
Como funciona Yield Farming?
Os empréstimos de Compound são um exemplo de uma das estratégias mais simples de maximização de lucros através da Yield Farming.
O pulo do gato está no surgimento dos tokens das plataformas DeFi.
No caso de Compound, por exemplo, o emprestador pode escolher receber seu juros no token da plataforma, conhecido como COMP. Como esse token valorizou-se muito, fazer empréstimos em Compound passou a ser extremamente lucrativo.
Com isso, usuários encontaram formas extremamente criativas de maximizar seus lucros.
Há quem tome um empréstimo em uma plataforma, por exemplo, para emprestar esse capital em outra, e obter retornos em tokens. É possível emprestar novamente os lucros obtidos, e assim aumentar o rendimento do empréstimo.
Atualmente, existem inúmeras plataformas que oferecem serviços semelhantes, como Bancor, Curve, MarkerDao, e assim por diante. Os “farmers” estão sempre caçando novas oportunidades de ganho, levando seus fundos de plataforma à outra, em um processo conhecido como “crop rotation”.
Foi criado até um dApp para ajudar no manejo dos fundos farmers: o Instantadapp. Conheça-o clicando aqui.
Riscos e oportunidades de investir em Yield Farming
Sem dúvidas, a práica do Yield Farming permite obter retornos muito maiores do que em qualquer instituição financeira tradicional.
A lucratividade dependerá, é claro, do conhecimento do farmer da diversas plataformas, bem como de sua capacidade de manejar seus fundos.
No entanto, por ser muito nova e experimental, essa prática apresenta também altos riscos.
Um dos riscos está nos próprios contratos inteligentes. Se não estiverem bem auditados e protegidos de bugs, eles podem ser vulneráveis a ataques de hackers, o que não é incomum no criptomundo.
Além disso, caso você tome empréstimos, há sempre o risco de liquidação. Caso o mercado vire contra você, e sua dívida for impagáve, você pode perder seu dinheiro.
Por fim, considere que esse mercado ainda é pouco regulado. Por isso, não há garantia sobre a proteção de seus fundos. Ademais, não raro os próprios reguladores podem criar problemas e incertezas para as plataformas DeFi.
Grandes oportunidades, grandes riscos. Não invista mais do que você pode perder!
Considerações Finais
As finanças descentralizadas são um dos grandes vetores de expansão do mercado de criptomoedas. Nesse ano, elas superaram a marca histórica de $10 bilhões de dólares, e tudo leva a crer que isso é só o começo.
Nos próximos anos, certamente veremos o amadurecimento desse setor, com a consolidação de alguns de seus agentes e novos serviços financeiros inovadores e disruptivos. Trata-se de um momento histórico no universo das finanças, com oportunidades fora de instituição financeiras tradicionais.
Veja também as maiores Exchanges por volume.