O que é rendimento percentual anual (APY)?
Nas finanças tradicionais, uma conta de poupança geralmente tem uma taxa de juros simples e um rendimento percentual anual (APY) . A taxa de juros simples é o valor dos juros recebidos sobre o depósito. Por exemplo, suponha que uma conta de um determinado banco oferece uma taxa de juros anual de 5%. Se um usuário depositar US $ 1.000 na conta, ele terá US $ 1.050 na conta após um ano.
Taxa de juros vs. APY
A taxa de juros não considera os efeitos da capitalização, mas o APY sim. O APY se refere à taxa projetada de retorno anual obtida em um depósito após a contabilização dos juros compostos. Os juros compostos são os juros que um determinado usuário ganha de seu principal (o valor original do investimento feito em um ativo) e os juros ganhos com o depósito inicial.
Exemplo da vida real de um APY
Por exemplo, suponha que a conta mencionada acima compõe os juros mensalmente. Se o mesmo usuário depositar $ 1.000 USD nesta conta, ele terá $ 1.051,16 USD após um ano. A diferença entre os dois pode parecer insignificante, mas com o tempo os ganhos serão consideráveis. Infelizmente, a maioria das contas de poupança nas finanças tradicionais oferece APYs muito baixos, com o maior em torno de 0,70% e o menor em torno de 0,06%. Como resultado, qualquer receita de juros de depósitos em contas de poupança é muito pequena se comparada aos retornos de investimentos no mercado de ações.
Como o APY funciona no Crypto?
No mundo da criptomoeda, o APY funciona da mesma maneira. Os usuários podem ganhar juros compostos sobre sua criptomoeda, mantendo-os em contas de poupança, depositando os tokens e rendendo à agricultura , fornecendo liquidez para pools de liquidez. Essas atividades que rendem juros estão disponíveis por meio de trocas de criptomoedas , protocolos de finanças descentralizadas ( DeFi ) e aplicativos de carteira. Geralmente, os usuários ganham juros na mesma criptomoeda que depositaram. No entanto, há casos em que os usuários podem ganhar juros em uma criptomoeda diferente.
O que é um bom APY para Crypto?
Normalmente, o APY ganho com o depósito de criptografia é muito maior do que o das contas de poupança nas finanças tradicionais. A maioria dos projetos de criptomoeda oferece um APY de mais de 1%. Por exemplo, os usuários que depositam o Tether ( USDT ) na Phemex receberão um APY estimado de 7% sem nem mesmo precisar bloquear os fundos por um período fixo. Se os usuários estiverem dispostos a acomodar um período de bloqueio de 7 dias, o APY pode aumentar para 10%. Existem também projetos que oferecem APYs muito altos de mais de 100%, geralmente em plataformas DeFi, como PancakeSwap ( CAKE ), Uniswap ( UNI ) e SushiSwap ( SUSHI ).
As taxas de APY entre plataformas são muito competitivas. Se as taxas de transação forem baixas o suficiente, os agricultores de rendimento podem alternar entre pools de liquidez em plataformas diferentes para maximizar os ganhos. No entanto, os usuários devem estar cientes de que alguns projetos podem ser fundamentalmente inadequados, portanto, todos devem escolher seus investimentos com cuidado.
APY vs. APR (Taxa Percentual Anual): Quais são as diferenças?
Rendimento percentual anual (APY) e taxa percentual anual (APR) parecem muito semelhantes, pois ambos envolvem juros. Alguns usuários até usam esses termos alternadamente. No entanto, APY e APR não são iguais.
Conforme mencionado anteriormente, APY é o retorno anual do principal e os juros acumulados dos investimentos ou poupanças. Em contraste, APR são os juros anualizados de uma dívida específica.
Quando um usuário possui qualquer tipo de empréstimo, seu credor atribuirá uma TAEG específica a ele. As APRs podem ser fixas ou variáveis, dependendo do tipo de empréstimo e das necessidades do usuário. A APR tende a ser mais alta do que a taxa de juros nominal do empréstimo, pois considera as taxas, como custos de fechamento, seguro e taxas de originação (a taxa de processo para um novo pedido de empréstimo). No entanto, ao contrário do APY, o APR não considera compostos e é uma taxa de juros simples.
Para o APY, uma porcentagem maior é melhor, pois os usuários ganham mais com seus depósitos e investimentos. No entanto, uma alta TAEG sobre uma dívida significa que os usuários precisarão pagar mais juros. A APR que os usuários têm de pagar geralmente está associada às pontuações de crédito dos usuários. Se um usuário tiver uma boa pontuação de crédito, ele se qualificará para uma TAEG mais baixa. Se um usuário tiver uma pontuação de crédito ruim, ele receberá uma APR alta. Por outro lado, o APY não está relacionado à pontuação de crédito do usuário.
Como os empréstimos e empréstimos criptografados não envolvem pontuação de crédito, a APR está associada às flutuações do mercado. Como o APY, o APR aumenta quando a demanda é alta e diminui quando o mercado está estável.
Como o APY é calculado?
O APY pode ser determinado com uma fórmula específica. Essa fórmula é normalmente usada em finanças tradicionais, onde os juros nominais são basicamente os mesmos por um longo período de tempo. Envolve os valores da taxa de juros nominal e o número de períodos de capitalização. As definições dos dois são as seguintes:
A taxa de juros nominal é a taxa de juros antes de levar em conta a inflação.
O período de capitalização refere-se ao intervalo de tempo entre a última capitalização dos juros e a data de capitalização novamente. Por exemplo, composição mensal significa que os juros serão compostos todos os meses. Pode ser mensal, diário, anual ou em qualquer outro período.
A fórmula para o cálculo do APY é a seguinte:
Os APYs no mundo das criptomoedas mudam constantemente. Como resultado, o APY mostrado nas bolsas de criptomoedas, pools de liquidez e pools de staking são frequentemente apenas estimativas. A volatilidade surge da mudança na oferta e demanda de ativos criptográficos específicos. Se a demanda por um criptoactivo específico for alta, a taxa de juros e o APY também irão aumentar.
O protocolo blockchain especificado do projeto também desempenha um papel no cálculo do APY, porque o período de composição pode ser diferente para cada projeto. Por exemplo, alguns projetos acumulam juros de acordo com o bloco extraído por ciclo de bloco, enquanto outros trabalham com prazos diferentes. Quanto maior for o número de períodos de capitalização, maior será o APY. No entanto, a diferença é relativamente pequena.
Por exemplo, suponha que um usuário deposita $ 100.000 USD em uma conta com uma taxa de juros de 5% e juros compostos mensalmente. Eles teriam cerca de $ 105.116 USD após um ano, dando um APY de 5,116%. Se a conta acumular juros diariamente, o usuário terá cerca de $ 105.126 USD após um ano, fornecendo um APY de 5,126%. A diferença entre os APYs mensais e diários é de aproximadamente 0,01%.
Por que o APY é tão alto em criptomoedas?
Conforme mencionado anteriormente, o APY para um projeto de criptografia específico depende da oferta e da demanda dos ativos do projeto de criptografia. Uma alta demanda se traduz em um alto APY. A maioria das ofertas de APY muito altas vêm de agricultura de rendimento ou mineração de liquidez. Os usuários fornecem liquidez para pools de liquidez e emprestam seus tokens a outros para obter rendimentos e recompensas.
Empréstimo criptográfico
Se os usuários estão ganhando mais de 1% com o empréstimo, isso significa que outros usuários estão dispostos a pagar mais de 1% de juros para tomar emprestado esse ativo criptográfico. Geralmente, o empréstimo de criptografia permite que os usuários obtenham lucro usando-os para arbitragem de taxas de juros, vendas a descoberto e outros usos:
A arbitragem de taxas de juros envolve o empréstimo de ativos criptográficos de carteiras de juros baixos para emprestar a carteiras de juros mais altos e obter a diferença como lucro.
A venda a descoberto refere – se ao empréstimo de um valor especificado de um ativo criptográfico e à venda dos fundos emprestados em antecipação a uma queda de preço. Assim que o preço cair, o usuário pode comprar de volta a mesma quantidade de cripto-ativo a um preço mais barato e embolsar a diferença.
Projetos com APYs incrivelmente altos, de mais de 100%, muitas vezes tentam conter a perda impermanente , que ocorre quando a proporção de tokens em um determinado pool está desequilibrada. Altos APYs são comuns para o lançamento de novos projetos em bolsas descentralizadas ( DEX ). Isso ocorre porque, nos primeiros dias de vida de uma moeda, o preço é muito volátil e existe uma grande possibilidade de despejo. Ao oferecer APYs massivos, esses projetos tentam compensar a perda impermanente e motivar os usuários a continuar fornecendo liquidez em vez de vender. Depois de algum tempo, é comum ver a queda do APY conforme o número de provedores de liquidez cresce e o projeto se estabiliza.
Conclusão
O rendimento percentual anual (APY) é a taxa de retorno de um investimento após considerar o principal e os juros compostos. Um APY alto significa que os usuários ganham mais com seu depósito. Portanto, os usuários que desejam depositar sua criptografia devem considerar o APY ao comparar plataformas. No entanto, os usuários devem observar que o APY flutua.
A maioria das opções de economia de criptografia e pools de liquidez oferecem APYs de mais de 1%. Alguns projetos mais recentes fornecem APYs para mais de 100% para combater perdas impermanentes e volatilidade de preços. Como resultado, os usuários podem aproveitar esses pools para obter um bom lucro. No entanto, os usuários devem fazer sua própria pesquisa antes de depositar, em caso de possíveis golpes e puxões de tapete.