O CBDC da Índia poderá ter um grande potencial para transformar pagamentos transfronteiriços. O governador do Reserve Bank da Índia, Shaktikanta Das, destacou o potencial das moedas digitais do banco central (CBDCs) no sentido de revolucionar os pagamentos transfronteiriços. As informações foram publicadas pelo Business Today.
Durante a conferência “Central Banking at Crossroads”, Das ressaltou o potencial da CBDCs na redução de forma drástica o custo e o tempo que envolvem os pagamentos internacionais.
“As remessas são o ponto de partida para muitas economias emergentes e em desenvolvimento, incluindo a Índia, para explorar pagamentos peer-to-peer (P2P) transfronteiriços. Acreditamos que há um imenso escopo para reduzir significativamente o custo e o tempo para tais remessas”, ele disse em seu discurso principal na conferência sobre ‘Central Banking at Crossroads’.
Das ressaltou em sua declaração que a Índia e outros países já inciaram esforços no intuito de expandir a vinculação de sistemas de pagamento rápido transfronteiriços.
“A Índia é uma das poucas grandes economias com um sistema RTGS 24×7. A viabilidade de expandir o RTGS para liquidar transações nas principais moedas comerciais, como USD, EUR e GBP, pode ser explorada por meio de acordos bilaterais ou multilaterais. A Índia e algumas outras economias já começaram esforços para expandir a vinculação de sistemas de pagamento rápido transfronteiriços, tanto nos modos bilateral quanto multilateral.”
Ainda na oportunidade, Das afirmou que as CBDCs são um ponto importante em que a Índia tem o potencial de facilitar pagamentos transfronteiriços. “A Índia é um dos poucos países que lançaram CBDCs de atacado e varejo. Programabilidade, interoperabilidade com o sistema de pagamento rápido de varejo UPI e desenvolvimento de soluções offline para áreas remotas e segmentos carentes da população são alguns dos serviços de valor agregado que estamos experimentando agora como parte do nosso piloto de CBDC”.
CBDC da Índia já conta com base de usuários de 5 milhões e poderá ser implementada de forma gradual
A moeda digital de banco central de varejo (CBDC) da Índia já conta com base de usuários de 5 milhões e poderá ser implementada de forma gradual, conforme revelou o governador do banco central da Índia, Shaktikanta Das, em declarações oficiais divulgadas, em agosto.
Das destacou que, mesmo que o projeto piloto de CBDC tenha mais de 5 milhões de usuários, não haverá pressa para o lançamento oficial para todo o sistema. A declaração aconteceu durante uma conferência em Bengaluru.