- Novo presidente da CFTC.
- Brian Quintenz cotado para cargo.
- Mudança regulamentação sob gestão Trump.
A possível nomeação do executivo pró-cripto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para liderar a US Commodity Futures Trading Commission (CFTC), movimentou a comunidade de criptomoedas nesta terça-feira (12). O governo Trump supostamente está avaliando a nomeação como o novo presidente da CFTC, Brian Quintenz, que atualmente é chefe de política global da a16z crypto. O nome de Quintenz surgiu como um dos principais para liderar a CFTC sob a gestão Trump.
A possível nomeação de Brian Quintenz é vista como uma mudança radical no que tange à regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos em meio à Administração do presidente Donald Trump.
Em sua carreira, Quintenz já atuou como comissário da CFTC entre os anos de 2017 a 2021, além de presidir o Technology Advisory Committee e apoiar a ideia de um órgão autorregulador para a indústria cripto. Depois de sair de seu cargo na Comissão, Quintenz foi para a16z Crypto, onde atua na implementação de estratégias políticas.
Conforme informações da Bloomberg que citou fontes familiarizadas com o assunto, Brian Quintenz já foi entrevistado para o cargo. Caso ele seja nomeado como presidente da CFTC, Quintenz vai substituir a presidente interina Caroline Pham.
Mesmo sem um anúncio oficial da nomeação de Quintenz, alguns membros importantes da indústria já se posicionaram a favor, a exemplo do CEO da Coinbase, Brian Armstrong, bem como, outros líderes do setor de criptomoedas. “Bem-vindo Brian Quintenz para a CFTC!”, escreveu Armstrong.
De forma mais enfática, Jeremy Hogan, advogado focado em criptomoedas, chamou atenção para o ponto de uma potencial maior influência na regulamentação do setor do presidente da CFTC do que o comando na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. “O chefe da CFTC, eventualmente, provavelmente será mais importante para o espaço criptográfico do que o chefe da SEC. E Brian Quintez é um sólido “A!” Talvez um A+, mas eu também nunca dei A+ quando estava ensinando”, afirmou.
Vale lembrar que a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), principal regulador de futuros dos EUA, deu recentemente um passo importante para moldar o futuro das criptomoedas. A agência anunciou uma série de mesas redondas públicas para discutir a estrutura do mercado e a regulamentação de ativos digitais, convidando líderes da indústria, especialistas e o público em geral a participar.