A gestora de fundos de criptomoedas, Grayscale Investments, anunciou o início oficial da negociação de um fundo XRP. O movimento acontece enquanto outros grandes gestores estão entrando na corrida por um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP à vista.
Em seu comunicado oficial divulgado em 1º de novembro, a empresa anunciou que o Grayscale XRP Trust agora está aberto a investidores credenciados elegíveis. O fundo de XRP foi lançado em setembro é visto como um precursor de um possível ETF baseado na criptomoeda no mercado dos EUA.
“O Grayscale XRP Trust está aberto a investidores credenciados qualificados que buscam exposição ao $XRP, que alimenta o livro – razão XRP, uma rede distribuída usada para pagamentos internacionais”, informou.
Conforme destacou a empresa, o Grayscale XRP Trust é um dos primeiros títulos investidos exclusivamente e derivando valor do preço do XRP que permite aos investidores ganhar exposição ao token, na forma de um título, evitando os desafios de comprar, armazenar e guardar o XRP diretamente.
Vale lembrar que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está analisando atualmente uma proposta da Grayscale. A empresa deseja converter seu Digital Large Cap Fund (GDLC) em um fundo de investimento de índice (ETF), abrangendo diversas criptomoedas. Este movimento sugere uma aproximação maior do primeiro ETF de criptomoedas multiativos, com uma decisão prevista entre 45 e 90 dias.
O GDLC proporciona aos investidores acesso a um portfólio que inclui Bitcoin (BTC), Ethereum, Solana e XRP, com Bitcoin e Ethereum representando 94% do total de mais de US$ 558 milhões em ativos geridos.
21Shares Anuncia Pedido de Registro de ETF XRP à Vista
A 21Shares, reconhecida gestora de ativos, oficializou no dia 1º de novembro um pedido de registro para um ETF (Exchange-Traded Fund) XRP à vista junto à Securities and Exchange Commission (SEC). Com a aprovação do órgão regulador, o recém-introduzido 21Shares Core XRP Trust será listado na Cboe BZX Exchange, com a Coinbase Custody Trust Company atuando como custodiante.
Esse movimento coloca a 21Shares ao lado de outras empresas do setor, como Canary Capital e Bitwise, que também esperam luz verde da SEC para fundos similares. Essa ação coletiva sugere um crescente interesse e uma possível expansão dos ETFs baseados em criptomoedas no mercado norte-americano.