Num desenvolvimento que promete sacudir o mercado de criptomoedas, o gigante do setor financeiro Morgan Stanley está, segundo relatos, à beira de um grande anúncio: a aprovação de ETFs de Bitcoin em sua plataforma nas próximas duas semanas. Este boato foi inicialmente ventilado por Andrew, um conhecido comentarista de criptomoedas do Arch Public (@AP_Abacus) na plataforma X (anteriormente Twitter).
Andrew revelou que várias fontes internas do Morgan Stanley, bem como de empresas envolvidas com ETFs de BTC e entidades legais relacionadas, confirmaram a iminente aprovação desses ETFs. Ele destacou o significativo patrimônio gerido pelo Morgan Stanley, que ultrapassa os US$ 1,5 trilhão, sublinhando a importância desse movimento para o mercado de criptomoedas.
UPDATE: several sources confirming that @MorganStanley is set to approve #Bitcoin ETF's on their platform in the next two weeks.
– sources are from inside $MS, inside $BTC ETF firms, and legal insiders adjacent to both.
– @MorganStanley holds more than $1.5T in client assets.— Andrew (@AP_Abacus) March 26, 2024
A notícia gerou uma mistura de otimismo e ceticismo na comunidade financeira, com Eric Balchunas, especialista em ETF da Bloomberg, questionando a veracidade da fonte de Andrew. Em resposta, Andrew manteve a confidencialidade de suas fontes, sugerindo uma conversa privada para mais detalhes.
A especulação sobre a entrada do Morgan Stanley no mundo dos ETFs de Bitcoin não é nova. Desde fevereiro, circulam rumores de que o banco está conduzindo due diligence para incluir produtos de ETF de Bitcoin em suas ofertas de corretagem. Isso segue o precedente estabelecido pelo banco em 2021, quando se tornou o primeiro grande banco dos EUA a oferecer aos seus clientes abastados acesso a fundos BTC, através de parcerias com a Galaxy Digital e NYDIG.
A aprovação de ETFs de Bitcoin pela SEC em janeiro marcou um momento histórico para o setor, com a expectativa de que a disponibilização desses produtos através de grandes plataformas de corretagem e redes de Registered Investment Advisor (RIA) desbloqueará ainda mais o seu potencial. Com a adição do Morgan Stanley a esta tendência, antecipa-se um impacto significativo nos fluxos para ETFs de Bitcoin.
Ainda não se sabe quais ETFs específicos o Morgan Stanley planeja oferecer, mas é provável que a seleção seja estrategicamente alinhada com a inovação e os interesses de seus clientes. Este passo por parte do Morgan Stanley destaca a crescente aceitação dos ETFs de Bitcoin no setor financeiro tradicional, prometendo transformar ainda mais o panorama dos investimentos em criptomoedas.