No mercado de criptomoedas em 2024, a expectativa em torno do ETF (Exchange-Traded Fund) de Bitcoin tem gerado um debate intenso entre investidores e analistas. Uma pergunta que ecoa entre os entusiastas e investidores é “Quando sai o ETF do Bitcoin?”. Essa indagação ganha relevância diante das recentes informações trazidas por Charles Gasparino, repórter sênior da FOX Business.
De acordo com Gasparino, a SEC está próxima de anunciar sua posição sobre os ETFs de Bitcoin. Em suas palavras, “De acordo com um emissor, espera-se que a decisão da SEC sobre ETFs à vista BTC venha na próxima semana.” Esta informação sugere um marco significativo para o mercado de criptos, potencialmente abrindo novos caminhos para investidores institucionais e de varejo.
BREAKING: Guidance on @SECGov decision on $BTC "spot" ETF is that it's coming "hopefully next week," according to one issuer. Keep in mind may be slightly different timetables for decisions on applications based on when they were filed, or SEC will do all at once. I dont know
— Charles Gasparino (@CGasparino) January 5, 2024
A importância de um ETF de Bitcoin reside na sua capacidade de oferecer uma forma regulamentada e mais acessível de investimento em criptomoedas, sem a necessidade de lidar diretamente com a compra e armazenamento de Bitcoins. Além disso, um ETF de Bitcoin poderia atrair um novo grupo de investidores, aqueles que preferem produtos de investimento tradicionais, mas estão interessados no potencial das criptomoedas.
Gasparino também destaca que os prazos para as decisões da SEC podem variar dependendo de quando os pedidos são apresentados. Ele adiciona: “Dependendo de quando os pedidos são apresentados, pode haver prazos ligeiramente diferentes para decisões sobre os pedidos, ou a SEC pode aprová-los todos ao mesmo tempo.” Isso indica que a SEC está considerando uma abordagem detalhada e ponderada, o que é vital dado o impacto significativo que tais decisões têm no mercado.
A possibilidade de um ETF de Bitcoin ser aprovado pela SEC tem sido um tópico de grande interesse para a comunidade de criptomoedas em 2024. Um ETF desse tipo não só validaria o Bitcoin como um ativo investível aos olhos de muitos céticos, mas também poderia introduzir uma nova onda de liquidez no mercado.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 43.759,63 em queda de 0,3% nas últimas 24 horas.