Quem é Joe Biden?
Joseph Robinette Biden Jr. é um político americano que atua como 46º presidente dos Estados Unidos. Membro do Partido Democrata, foi 47º vice-presidente de 2009 a 2017 no governo de Barack Obama e representou Delaware no Senado dos Estados Unidos de 1973 a 2009.
Criado em Scranton, Pensilvânia, e no condado de New Castle, Delaware, Biden estudou na Universidade de Delaware antes de se formar em direito pela Syracuse University em 1968. Ele foi eleito conselheiro do condado de New Castle em 1970 e se tornou o sexto senador mais jovem em História americana quando foi eleito para o Senado dos EUA por Delaware em 1972. Biden foi membro de longa data do Comitê de Relações Exteriores do Senado e, eventualmente, seu presidente.
Ele se opôs à Guerra do Golfo em 1991, mas apoiou a expansão da aliança da OTAN na Europa Oriental e a sua intervenção nas Guerras Iugoslavas da década de 1990. Ele apoiou a resolução que autorizava a Guerra do Iraque em 2002, mas se opôs ao aumento das tropas dos EUA em 2007. Ele também presidiu o Comitê Judiciário do Senado de 1987 a 1995, lidando com políticas de drogas, prevenção do crime, e questões de liberdades civis; ele liderou o esforço para aprovar a Lei de Controle de Crimes Violentos e Aplicação da Lei e a Lei de Violência Contra as Mulheres, e supervisionou seis audiências de confirmação da Suprema Corte dos EUA, incluindo as audiências controversas de Robert Bork e Clarence Thomas. Ele concorreu sem sucesso à indicação presidencial democrata em 1988 e novamente em 2008.
Biden foi reeleito para o Senado seis vezes e era o quarto senador mais antigo quando renunciou para servir como vice-presidente de Barack Obama depois de vencerem as eleições presidenciais de 2008; Obama e Biden foram reeleitos em 2012. Como vice-presidente, Biden supervisionou os gastos com infraestrutura em 2009 para neutralizar a Grande Recessão. As suas negociações com os republicanos do Congresso ajudaram a aprovar legislação, incluindo a Lei de Alívio Fiscal de 2010, que resolveu um impasse fiscal; a Lei de Controlo Orçamental de 2011, que resolveu uma crise do teto da dívida; e a Lei Americana de Alívio ao Contribuinte de 2012, que abordou o iminente “abismo fiscal”. Ele também liderou esforços para aprovar o Novo Tratado START entre Estados Unidos e Rússia, apoiou a intervenção militar na Líbia e ajudou a formular a política dos EUA em relação ao Iraque através da retirada das tropas dos EUA em 2011. Após o tiroteio na escola primária Sandy Hook, ele liderou a Força-Tarefa contra Violência Armada. Em janeiro de 2017, Obama concedeu a Biden a Medalha Presidencial da Liberdade com distinção.
Em 25 de abril de 2019, Biden anunciou sua candidatura nas eleições presidenciais de 2020. Ele se tornou o presumível candidato democrata em abril de 2020 e atingiu o limite de delegados necessário para garantir a indicação em junho de 2020. Biden e sua companheira de chapa Kamala Harris derrotaram o presidente em exercício Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence nas eleições gerais. Biden é o presidente eleito mais velho, o primeiro de Delaware e o segundo católico. Sua atividade inicial como presidente girou em torno de uma série de ordens executivas. Além das ações emergenciais relativas à pandemia COVID-19, as ordens de Biden reverteram várias políticas da administração Trump. Suas reversões incluíram a adesão ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, a reafirmação das proteções para a Ação Diferida para destinatários de chegadas infantis, a suspensão da construção do muro fronteiriço de Trump, o fim da emergência nacional na fronteira sul declarada pela administração Trump, o fim da proibição de viagens de Trump imposta a países predominantemente muçulmanos, e revogando licenças para a construção do gasoduto Keystone XL.
- Nascer:20 de novembro de 1942
- Nacionalidade:americano
- Educação:Academia Archmere
Universidade de Siracusa, JD
- Outros projetos:46º presidente dos Estados Unidos