Port Finance é um protocolo descentralizado do mercado monetário em Solana, com o objetivo de fornecer um conjunto completo de produtos de empréstimo, incluindo, mas não limitado a: empréstimos de taxa variável, empréstimos de taxa fixa e swaps de taxa de juros.
O que é Port Finance e como funciona (PORT)?
Port Finance é um protocolo descentralizado do mercado monetário em Solana, com o objetivo de fornecer um conjunto completo de produtos de empréstimo, incluindo, entre outros: empréstimos de taxa variável, empréstimos de taxa fixa e swaps de taxa de juros. A equipe da Port Finance traz experiência em engenharia de empresas de tecnologia como Google , Facebook e Microsoft , e contribuições anteriores para Solana e Serum.
Port Finance é um mercado monetário que existe dentro do ecossistema Solana, aproveita a velocidade do blockchain Solana e visa fornecer empréstimos competitivos e produtos derivativos de taxas de juros, com um plano para fornecer um protocolo básico de empréstimos que permita aos usuários inserir posições alavancadas.
Como funcionam os depósitos colaterais no Port Finance?
Uma das características que distingue de outras plataformas do mercado monetário é que permitem que os usuários usem vários tipos de garantias para criar sua posição; os usuários podem depositar várias stablecoins e ativos para criar uma posição garantida. No início, permitirão que os usuários depositem USDC, USDT, PAI, SOL e SRM como formas de garantia. O usuário pode agrupá-los em nossa plataforma para definir seu poder de empréstimo.
Empréstimo em relação ao valor
Uma relação empréstimo/valor refere-se a quanto capital um usuário tem acesso com base na quantidade de garantia que deposita. Em defi, os protocolos de empréstimo geralmente exigem que o usuário supercolateralize sua posição para reduzir o risco para o credor e levar em conta a volatilidade do ativo subjacente fornecido como garantia.
Como a maioria das garantias que aceitam está na forma de stablecoins, oferecemos um máximo de 90% Loan-to-Value (LTV) e em ativos mais voláteis, como SOL, permitiremos aos usuários um máximo de 70% LTV . Os usuários não precisam usar todo o seu poder de empréstimo disponível. Isso reduz a chance de ter sua posição liquidada, que é algo que discutiremos um pouco mais adiante neste artigo.
Taxa de juros
As taxas de juros são vagamente definidas como as taxas que os mutuários pagarão aos credores/depositários durante a duração do empréstimo e vice-versa. No Port Finance, nossas taxas de juros são determinadas pelo valor total dos ativos emprestados versus a liquidez total fornecida pelos credores e depositantes. O Port Finance então usa uma curva predefinida para determinar as taxas de juros.
A volatilidade em relação ao preço de um ativo terá um papel nas taxas de juros. Por exemplo, ativos mais voláteis terão oscilações mais drásticas nas taxas de juros para incentivar mais pessoas a depositar no pool de liquidez. Para ativos estáveis (como USDC, USDT e PAI), a curva é mais suave e mudará menos drasticamente.
Liquidações
Os eventos de liquidação são acionados quando a garantia de um usuário cai significativamente de preço e excede um limite predeterminado, permitindo que outros usuários cubram a dívida da posição para recuperar a garantia liquidada.
No Port Finance, utilize liquidações de terceiros para manter a integridade geral do protocolo. O que isso significa é que permitiremos que os usuários examinem os empréstimos existentes, procurando empréstimos inadimplentes que possam ser liquidados. Esses usuários podem fornecer a garantia necessária para cobrir a dívida do empréstimo, o que, por sua vez, restaura os fundos do protocolo e permite que o liquidante colete a garantia do empréstimo. Uma vez que esses empréstimos são sobrecolateralizados, isso cria uma relação simbiótica entre o protocolo e o liquidante.
Empréstimos Flash são a primeira opção de empréstimo sem garantia no DeFi e os implementam no Port Finance para permitir que os aficionados do DeFi façam arbitragem e muito mais. Projetada para desenvolvedores, a funcionalidade Flash Loan permite que os participantes tomem empréstimos de forma instantânea e fácil, sem necessidade de garantias, desde que a liquidez seja devolvida ao pool dentro de um bloco de transação.
Caso isso não aconteça, toda a transação é revertida para desfazer efetivamente as ações executadas até aquele momento. Isso garante a segurança dos fundos no pool de reservas. Os casos de uso incluem arbitragem, troca de garantias, autoliquidação e muito mais
Port Finance DAO
Na Port Finance, sempre foi nosso objetivo avançar para a descentralização e distribuir a governança para a comunidade portuária.
Os assuntos iniciais a serem discutidos incluirão:
- Distribuição de recompensas de mineração de liquidez
- Suporte a tokens na plataforma
- Parâmetros de risco de garantia
O módulo de governança do PortDAO é baseado no Programa Tribeca, do qual temos orgulho de ser um dos contribuidores, juntamente com muitos protocolos líderes. Os recursos do Programa Tribeca incluem:
- Construído com Anchor: isso torna o código fácil de manter e compor
- Votação bloqueada: quanto mais tempo os usuários bloquearem seus tokens, mais poder de voto eles poderão obter, o que alinha o interesse entre o protocolo e os detentores de token de longo prazo
- Simplicidade: o Programa Tribeca foi projetado para ser um sistema simples que faz o mínimo possível
Token PORT
A criptomoeda PORT tem o fornecimento total de 100 milhões de tokens PORT. A Port Finance emite o PORT como seu token de governança, tendo as seguintes funcionalidades:
- Staking: Ganhe uma parte da taxa na plataforma apostando PORT. A equipe do Port Finance planeja integrar esse recurso de staking no futuro.
- Taxas: Taxas de empréstimo e taxa de empréstimo flash quando o programa de staking for concluído. 50% da taxa vai para comprar e queimar tokens PORT, o restante vai para o fundo de seguro.
- Governança: Os detentores de PORT podem participar da votação de alterações no protocolo e parâmetros do Port Finance, incluindo a proporção máxima de empréstimo para valor, suporte a novos ativos criptográficos, limite de liquidação, etc. No entanto, esse recurso de governança ainda não foi lançado.
Onde comprar o token PORT?
A criptomoeda PORT pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- FTX
- Gate.io
- CoinEx
- LATOKEN
Conclusão
O Port Finance é um projeto digno de menção em Solana, já que agora lidera o setor de empréstimos do ecossistema. Com parâmetros flexíveis para o protocolo de empréstimo, é preciso uma abordagem diferente para competir com as grandes plataformas de empréstimo existentes.