Bastion é um protocolo de empréstimo e troca estável baseado em Aurora equipado com um mecanismo de taxa de juros autônomo que produz transações rápidas, taxas baixas e liquidações precisas.
O que é Bastion Protocol (BSTN)?
Bastion é um protocolo de empréstimo e troca estável baseado em Aurora equipado com um mecanismo de taxa de juros autônomo que produz transações rápidas, taxas baixas e liquidações precisas. A plataforma se concentra nos elementos de composição, otimização de risco algorítmico, tokenômica e experiência do usuário para oferecer os melhores serviços DeFi possíveis aos seus usuários.
Também fornece serviços como staking unilateral, swap de taxa de juros, fornecimento de ativos para ajudar os usuários a ganhar juros e conversão de ativos como garantia. A plataforma não cobra taxas iniciais para empréstimos e empréstimos, mas pega uma porcentagem do rendimento produzido por essas transações e o canaliza para o Bastion DAO.
Aurora é uma máquina virtual Ethereum (EVM) liderada pela mesma equipe principal que criou o protocolo NEAR. Com o código NEAR dentro dele, o Aurora pode implantar facilmente recursos avançados no Bastion, como alto rendimento e alta escalabilidade, tornando suas transações tranquilas e seguras.
Como funciona Bastion Protocol (BSTN)?
O projeto inova com novos recursos, como: mercados isolados, swaps de taxas de juros, maior utilidade de token de recebimento, veTokens, medidores e boosters. A construção do Aurora permite que a Bastion crie um mecanismo de taxa de juros autônomo com eficiência de capital superior, swaps de baixa derrapagem, transações rápidas, taxas ultrabaixas, liquidações precisas e aproveite os benefícios UX subjacentes do NEAR.
Bastion Stableswap
Bastion Stableswap é um formador de mercado automatizado de derrapagem lenta ou AMM para ativos apostados baseados em Aurora, stablecoins, tokens encapsulados e eTokens. Ele serve como uma conta de poupança de rendimento sobre rendimento, sistemas de medição para empréstimos e stableswap e um gateway multicadeia. Comparado a AMMs como Trisolaris e Uniswap , o Stableswap pode implementar uma derrapagem menor em ativos com preços próximos.
Por meio do Stableswap, os traders têm o privilégio de negociar pares enquanto aproveitam o benefício trinitário de taxas mais baixas, menor derrapagem e maior eficiência de capital. Além disso, os provedores de liquidez podem dar à liquidez unilateral a vantagem de menor risco de perda temporária com a ajuda da curva Stableswap.
Realms
Realms é o pool isolado da Bastion equipado com um modelo ‘Hub-and-Spoke’, facilitando o cultivo de rendimento alavancado e a personalização completa de parâmetros de ativos. Seu mecanismo é o oposto do que a maioria das plataformas DeFi implementam, que envolve ter apenas um pool de garantia cruzada, que expõe um protocolo inteiro a uma série de vetores de ataque que podem drenar o TVL a qualquer momento.
As principais vantagens do Realm incluem taxas de empréstimo para valor (LTV) mais altas, limites de liquidação mais altos e a capacidade de testar mecanismos avançados de oráculo. A desvantagem é que os usuários não podem emprestar e garantir ativos diretamente do Aurora Ecosystem Realm e do Main Hub devido à fragmentação de liquidez. Mas Bastion contraria esse problema infundindo USDC em todos os seus reinos, resultando em uma moeda de troca comum entre todos os seus pools isolados.
Segurança no Bastion Protocol
1. Recompensa de bugs
A Bastion está atualmente colaborando com a ImmuneFi, a principal plataforma de recompensas de bugs da web3, para lançar sua recompensa de bugs em seus contratos inteligentes. Essa parceria visa evitar riscos de alto nível, como roubo e congelamento de fundos, que hackers sem rosto podem lançar remotamente assim que detectarem bugs ou brechas em qualquer plataforma blockchain.
2. Bastion x Halborn para auditoria de segurança
A Bastion colaborou com a Halborn, uma premiada empresa de segurança blockchain, para uma parceria de longo prazo para melhorar os padrões de segurança do protocolo. A Halborn implantou seus hackers whitehat e especialistas em blockchain e atualmente está realizando testes de penetração e auditoria dos contratos inteligentes da Bastion. Já atendeu clientes gigantes da web3, incluindo Coinbase, Terra, Sushi e Avalanche, provando sua extensa capacidade em segurança de blockchain de alto nível.
Token BSTN
A criptomoeda BSTN tem o fornecimento de 5.000.000.000 tokens BSTN. A moeda BSTN é o token de governança da Bastion que serve como um incentivo para financiar as demandas de empréstimos e infundir a estabilidade da taxa de depósito inicial. O token, que já está disponível na Trisolaris, permite que os detentores votem em aspectos críticos, como mecanismos de staking, modelos de feed e como gerenciar a Liquidez de propriedade do protocolo. Também serve como ferramenta para alinhar incentivos entre os mutuários, credores, equipe e parceiros da Bastion.
No momento da redação deste artigo, o canal Discord da Bastion serve como sua plataforma oficial de governança da comunidade, mas em breve migrará para uma mais avançada à medida que as ferramentas DAO baseadas em Aurora se tornarem disponíveis. A equipe também usará o Tesouro para o fundo de seguro do ecossistema, programa de concessões, alocação de orçamento para despesas relacionadas ao DAO e venda pública da BSTN.
Além disso, qualquer pessoa que tenha comprado e HODLd todos os seus $BSTN por mais de um mês receberá o raro ‘Diamond Hands Bastion NFT ‘. É um ativo altamente valioso e negociável que homenageia os apoiadores mais leais do ecossistema. Outros utilitários do $BSTN incluem veBSTN, empréstimos de descontos gratuitos, aumento de recompensas e muito mais a seguir, à medida que a equipe planeja melhorar ainda mais o token.
cToken (Token Colateral)
O cToken serve como um ‘recibo’ quando os usuários depositam tokens no Bastion e um meio para reivindicar tokens subjacentes. Em vez de ganhar juros através da distribuição, os usuários ganham automaticamente simplesmente segurando cTokens, e também tem uma taxa de câmbio uniforme para todos os usuários.
Onde comprar o token BSTN?
A criptomoeda BSTN pode ser negociada na seguinte exchange:
- Trissolaris
Conclusão
O protocolo Aurora da Bastion, forte infraestrutura de segurança, recursos competitivos e parcerias relevantes são os principais aspectos que o tornam um protocolo DeFi robusto. Com todas essas coisas em seu currículo, certamente pode suportar a crescente concorrência DeFi, impulsionada principalmente pela contínua expansão do mercado.