Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), externou recentemente cometários relacionados às compensações entre as complexidades da camada 1 (L1) e da camada 2 (L2) nas arquiteturas blockchain. Em sua tese, Buterin defendeu o aprimoramento dos recursos L1 visando aliviar a carga das soluções L2.
“Honestamente, estou cerca de 3 vezes menos confiante no conceito de “simplificar L1 mesmo às custas de L2s mais complicados” do que há cinco anos. O desafio é que quando você pode negociar entre o risco de bug L1 e o risco de bug L2, não fica claro se o último é melhor!”, afirmou.
Em seus comentários, Buterin destacou a diferença quando acontecem falhas em L1 e L2. “Se você tiver uma falha de consenso L1, as coisas quebram a confusão dos desenvolvedores principais por um dia, mas eventualmente as coisas ficam bem novamente. Com um bug L2, as pessoas podem perder muito dinheiro permanentemente”, disse. “Então, eu diria que pode valer a pena adicionar alguns recursos L1 bastante sofisticados para reduzir a carga de código dos L2s e permitir que sejam razoavelmente simples”, complementou Buterin.
So I would say it’s can actually be worth adding some pretty sophisticated L1 features to reduce the code burden of L2s and allow them to be reasonably simple.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) February 21, 2024
Vitalik Buterin cita ‘maior risco técnico’ do Ethereum ao buscar IA para resolução
O cofundador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, destacou a utilização da Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os desenvolvedores do blockchain na identificação de bugs, bem como, na verificação do código.
Na busca por uma IA para auxiliar, Vitalik Buterin citou, em um publicação em sua conta oficial do aplicativo X, em 18 de fevereiro, que o maior risco técnico do Ethereum provavelmente são os bugs no código.
“Uma aplicação de IA que me entusiasma é a verificação formal de código assistida por IA e a descoberta de bugs. No momento, o maior risco técnico do Ethereum provavelmente são os bugs no código, e qualquer coisa que pudesse mudar significativamente o jogo seria incrível”.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.935,50 com alta de 0.5% nas últimas 24 horas.