A União Europeia (UE) está com planos para utilização da tecnologia blockchain em todos os setores, conforme anunciou recentemente a plataforma de soluções blockchain, Protokol, em seu site.
“A Protokol tem o prazer de anunciar nosso envolvimento no projeto EBSI VECTOR; uma iniciativa financiada pela União Europeia destinada a criar uma estrutura segura, eficiente e descentralizada para troca e verificação de credenciais educacionais e profissionais digitais além-fronteiras”, informou.
De acordo com a plataforma, o projeto faz parte da mais ampla Infraestrutura Europeia de Serviços Blockchain (EBSI), que visa criar uma estrutura confiável e interoperável para serviços baseados em blockchain em toda a UE.
Como parceira do projeto EBSI VECTOR, a Protokol explicou que sua experiência em tecnologia blockchain será aproveitada para fornecer elementos cruciais da solução de verificação de credenciais.
Segundo a empresa, o objetivo é facilitar que os cidadãos da UE tenham as suas credenciais, como diplomas ou experiência profissional, reconhecidas e aceitas em diferentes países, bem como melhorar a eficiência e segurança dos processos de verificação de credenciais.
“O resultado será uma solução escalável que pode ser implementada em muitos países diferentes e, em última análise, incorporará outras iniciativas da UE, como EUeID e SDG, para fornecer a melhor solução possível para a interação digital entre cidadãos e organizações”, destacou a empresa.
Lars Rensing, CEO da Protokol, ressaltou a parceria e disse: “Nosso envolvimento no projeto EBSI VECTOR está intimamente alinhado com nossa missão mais ampla de criar soluções blockchain escaláveis e interoperáveis que impulsionam a inovação e a mudança”.
Vale lembrar que os legisladores da União Europeia (UE) aprovaram, em 20 de abril, o Makets in Crypto-Assets (conhecido como MiCA), que é um conjunto de leis com objetivo de atualizar a legislação para o setor de criptomoedas. O “pacote” de regras foi aprovado por 517 votos a favor, 38 contra e 18 abstenções.