O cenário político norte-americano tem se movimentado rapidamente, principalmente após o recente impeachment do deputado Kevin McCarthy. Mas, no coração de Washington, surge uma figura já conhecida do mercado de criptomoedas. Tom Emmer, representante de Minnesota e ferrenho apoiador das criptomoedas, decidiu elevar sua aposta política. Em um anúncio surpresa, Emmer revelou sua intenção de concorrer à presidência da Câmara dos Representantes dos EUA.
No sábado, logo pela manhã, Emmer compartilhou sua decisão, expressando que pretende “reunir nosso conselho e voltar aos negócios”. Seu otimismo ecoa as realizações alcançadas pela maioria republicana na Câmara dos Representantes ao longo dos últimos meses. Para Emmer, a unidade e a colaboração são vitais neste momento.
A mudança de Emmer é ainda mais surpreendente quando lembramos de declarações anteriores. O representante havia indicado que não buscaria a presidência da Câmara, mas estava de olho no cargo de líder da maioria. Vale lembrar que Emmer atualmente desempenha um papel significativo na liderança da Câmara dos Representantes, ocupando a posição de presidente da maioria.
The American people elected us to deliver on a conservative agenda that secures our border, stops reckless spending, and holds Joe Biden accountable.
We cannot afford to fail them.
I'm running for Speaker of the House to bring our conference together and get back to work. pic.twitter.com/kVFmlQ70PS
— Tom Emmer (@GOPMajorityWhip) October 21, 2023
Mas por que o mercado de criptomoedas deveria se importar com essa notícia?
Tom Emmer não é apenas mais um político. Ele é um dos poucos nomes em Washington que defendem abertamente as criptomoedas. Em diversas ocasiões, ele expressou seu apoio ao Bitcoin e à comunidade de criptos em geral. Emmer acredita na importância de regulamentações sensatas que promovam a inovação no setor. Ele entende que a criptoindústria vai prosperar, quer os legisladores estejam a bordo ou não.
Emmer também esclareceu a confusão comum entre criptomoedas e Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs). Enquanto alguns veem as CBDCs como uma ameaça, Emmer as descreveu como “uma ferramenta de vigilância governamental”. Segundo ele, a verdadeira essência das criptomoedas é proporcionar liberdade, e não restringi-la.
Com Emmer na disputa pela presidência da Câmara, é possível que vejamos uma abordagem mais amigável e compreensiva em relação ao universo das criptomoedas nos próximos anos.