Taiwan está planejando regular as criptomoedas através de legislação especial e a Comissão de Supervisão Financeira (FSC) do país será responsável por monitorar a indústria em expansão. O presidente do FSC, Huang Tien-mu, confirmou a notícia durante uma audiência parlamentar para analisar a estabilidade bancária global.
As novas regras exigirão que as plataformas de negociação de criptomoedas sejam licenciadas pelos reguladores apropriados. Consultas foram lançadas para propor a melhor forma de regulamentar as plataformas virtuais de negociação de ativos. Um quadro inicial para a nova lei é esperado até junho, com um esboço para o final deste ano.
O banco central de Taiwan e o FSC são dois dos principais reguladores financeiros em Taiwan. O banco central define a política monetária do país e supervisiona os regulamentos cambiais, enquanto o FSC tem um mandato amplo que abrange regulamentação bancária, valores mobiliários e futuros até lavagem de dinheiro (AML).
Os legisladores em Taiwan discutiram se o recém-criado Ministério de Assuntos Digitais (MODA) deveria ser o principal regulador de criptomoedas, mas alguns argumentaram que o MODA é relativamente novo e inexperiente em comparação com o FSC. No entanto, o FSC não tem interesse em regulamentar tokens não fungíveis (NFTs) no momento, pois esses ativos ainda estão surgindo como uma classe de ativos e é muito cedo para regulá-los.
Com essas novas medidas regulatórias, Taiwan busca garantir a segurança dos investidores em criptomoedas e a integridade do mercado financeiro do país.