- Cofundador da Solana nega proposta.
- Reserva digital de Trump em debate.
- Rumores de reserva com Ripple.
A recente ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, relacionada às novas diretrizes para a gestão de criptoativos digitais, reacendeu o debate sobre a inclusão de criptomoedas específicas nas reservas do governo americano. Em meio a especulações e rumores, o cofundador da blockchain Solana, Anatoly Yakovenko, veio a público para esclarecer sua posição e negar qualquer proposta de inclusão da SOL na reserva.
Em 6 de março, Trump assinou uma ordem executiva que autoriza a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin, colocando a principal criptomoeda em destaque na política governamental de ativos digitais. O anúncio foi feito por David Sacks, o ‘Crypto Czar’, que destacou um passo significativo na adoção institucional de criptomoedas pelo governo dos EUA. Sacks relatou que a decisão de formar a reserva não impactará o orçamento dos contribuintes americanos.
A ordem executiva de Trump estabelece dois componentes principais: uma reserva estratégica focada em Bitcoin, bem como, um estoque de ativos digitais, que inclui outras criptomoedas como XRP, Solana (SOL), Cardano (ADA) e Ethereum (ETH). Essa divisão gerou questionamentos sobre os critérios para a seleção dos ativos e o impacto potencial na descentralização do mercado.
Em resposta aos rumores de que a Ripple poderia ter sugerido a inclusão de SOL na reserva para legitimar a presença do seu token nativo, o XRP, Yakovenko expressou preocupação com a criação de reservas controladas pelo governo federal. Ele defendeu que, caso sejam necessárias reservas, elas devem ser administradas pelos estados individuais, como forma de proteção contra possíveis erros federais.
“Minha ordem de preferência de reserva 1. Nenhuma reserva, porque se você quer que a descentralização falhe, você colocaria o governo no comando dela. 2. Ou os estados administram sua própria reserva como uma proteção contra erros do Fed. 3. Ou se tiver que haver uma reserva, ela é baseada em requisitos objetivamente mensuráveis. Não importa o que sejam, eles podem até ser construídos de forma que apenas o bitcoin os satisfaça agora, eles só precisam ser objetivamente mensuráveis e racionalmente justificados. Se houver uma meta a ser batida, o ecossistema Solana a cumprirá”, escreveu.
A declaração de Yakovenko evidencia a preocupação com a centralização do poder nas mãos do governo federal e a importância de critérios transparentes e objetivos para a gestão de ativos digitais.