Um processo impetrado no Distrito Sul de Nova York pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA acusa a Terraform Labs e seu fundador, Kwon Do-hyung, de fraude contra investidores. De acordo com a Comissão, a empresa e seu gestor são acusados de orquestrar uma fraude multibilionária de ativos cripto envolvendo uma stablecoin algorítmica e outros títulos cripto. A acusação foi realizada em 16 de fevereiro.
Em nota, a Agência afirmou que a denúncia alega que entre abril de 2018 até o colapso do esquema em maio de 2022, Terraform e Kwon levantaram bilhões de dólares de investidores com a oferta e venda de um conjunto interconectado de títulos de criptoativos, muitos deles em transações não registradas.
“Isso incluía “mAssets”, swaps baseados em títulos projetados para pagar retornos espelhando o preço das ações de empresas americanas, e Terra USD (UST), um título de criptoativo conhecido como “algoritmo stablecoin” que supostamente mantinha sua paridade com o Dólar americano por ser intercambiável por outro dos títulos de criptoativos dos réus, LUNA”, explicou.
Além disso, o documento também argumenta que a Terraform e Kwon ofertaram e venderam aos investidores outros meios para investir em seu império cripto, incluindo os tokens de segurança de ativos criptográficos MIR – ou tokens “espelho” – e o próprio LUNA.
Conforme a denúncia, a empresa e seu fundador comercializaram títulos de criptoativos para investidores que buscam obter lucro, alegando repetidamente que os tokens aumentariam de valor. Por exemplo, conforme a SEC, eles divulgaram e comercializaram a UST como uma stablecoin de “rendimento”, que anunciaram pagando até 20% de juros através do Protocolo Anchor.
A reclamação da SEC também alega que, enquanto comercializavam o token LUNA, a Terraform e a Kwon repetidamente enganaram e enganaram os investidores de que um popular aplicativo de pagamento móvel coreano usava o blockchain Terra para liquidar transações que agregariam valor à LUNA. Enquanto isso, Terraform e Kwon também supostamente enganaram os investidores sobre a estabilidade da UST. Em maio de 2022, a UST se desvinculou do dólar americano e o preço dela e de seus tokens irmãos despencou para quase zero”, justificou a Comissão.
O presidente da SEC, Gary Gensler ressaltou a fraude cometida por eles. “Alegamos que Terraform e Do Kwon falharam em fornecer ao público uma divulgação completa, justa e verdadeira, conforme exigido para uma série de títulos de criptoativos, principalmente para LUNA e Terra USD”. Gensler complementou: “Também alegamos que eles cometeram fraude ao repetir declarações falsas e enganosas para construir confiança antes de causar perdas devastadoras para os investidores”.
Vale lembrar que, em novembro de 2022, o co-fundador do Terra (LUNA), Shin Hyun-seong, teve mais de US$ 100 milhões apreendidos pelas autoridades sul-coreanas. De acordo com um relatório da YTN Korea, um tribunal congelou os fundos de Hyun-seong a pedido dos promotores. Hyung-seong é acusado de vender tokens do LUNA pré-emitidos para clientes inconscientes antes do colapso da empresa e realizar imediatamente os lucros.