A fintech sediada em San Francisco teve um sucesso significativo nos últimos dois meses. Em 12 de março, Analisa Torres negou a moção da SEC para impedir a Ripple de usar uma “ Defesa de Aviso Justo ”. A SEC alegou que a empresa de pagamentos vendeu ilegalmente o XRP como um título não registrado. Posição que o regulador manteve até hoje.
Vitória para toda a indústria de criptomoedas?
A recente decisão judicial de não atacar a defesa de aviso prévio da Ripple foi uma vitória para toda a indústria de criptomoedas. Garlinghouse afirmou:
“Acho que é uma vitória não apenas para a Ripple, mas também para toda a indústria de criptomoedas. A SEC, eu acho, tentou consistentemente expandir seu alcance e seu controle sobre a indústria de criptomoedas. Vimos isso não apenas com o Ripple, mas em outros casos.”
Embora, pediu uma necessidade urgente de clareza regulatória nos EUA. “Se queremos que os EUA sejam líderes neste novo setor de inovação crítica em crescimento, como a internet há 20 anos, precisamos dessa clareza regulatória”, acrescentou. Algo que o Autor não conseguiu fazer. A SEC está apenas saindo e dizendo “nós vamos entrar com ações judiciais, execução. Eles não vão fornecer regras claras para que as pessoas saibam como operar como outros países fizeram.”
Incapaz de fornecer isso pode se tornar difícil para os reguladores. O ex-comissário da SEC, Joseph Grundfest , reiterou preocupações sobre este tópico. Ele afirmou: “Se você acabar negociando XRP em uma bolsa estrangeira, que não seja nos Estados Unidos, a SEC não poderá alcançá-la”. Isso estava de acordo com a opinião da Suprema Corte dos EUA.
Mais danos
De acordo com o CEO, a SEC prejudicou a competitividade do setor de criptomoedas na maior economia do mundo.
“Acho que não há dúvida de que a SEC dos Estados Unidos reduziu a competitividade dessa indústria crítica nos Estados Unidos. Acho que eles estão fora de sintonia não apenas com outras partes do governo dos EUA, mas também com outras grandes economias ao redor do mundo”.
O único país do mundo que considerou o XRP, o ativo digital que a Ripple usa, poderia ser um título foram os Estados Unidos.