Robert Kiyosaki , autor do livro de finanças pessoais “Pai rico, Pai pobre”, identificou fatores que provavelmente levarão a um colapso econômico no futuro. Destaca-se a alta da inflação e o aumento das taxas de juros, Kiyosaki declarou em 25 de novembro que a “economia mundial vive a maior bolha da sua história”, e que um colapso histórico está se aproximando.
Durante seu último episódio do The Rich Dad Radio Show, publicado em 7 de dezembro, Kiyosaki, ao lado de Jim Rickards, seu convidado, listou três fatores principais que provavelmente afundarão a economia se não forem bem administrados agora.
Esfacelamento da cadeia de suprimentos
No topo da lista estava o sistema de cadeia de suprimentos quebrado, que Kiyosaki observou estar “chegando ao auge”. Segundo Rickards, a cadeia de suprimentos é a base da economia que não pode ser direcionada devido ao alto grau de complexidade envolvida.
“A cadeia de suprimentos não faz parte da economia. A cadeia de suprimentos é a economia. Eles são tão amplos, tão extensos e com tantas partes móveis que você pode modelá-los teoricamente, e há alguma matemática que você pode aplicar, mas ninguém consegue compreender tudo”, disse Rickards.
Ao mesmo tempo, Kiyosaki e Rickards apontaram que a cadeia de suprimentos está ligada à economia monetária que está sentindo com a alta da inflação.
“E eu fui para a academia em King’s Point, onde basicamente nos disseram, você sabe, que a cadeia de suprimentos é macro, macro, macro, e se você não vê o macro, não verá o micro”, disse Kiyosaki .
Aumento contínuo da inflação
Além disso, os dois autores opinaram que a situação econômica pode piorar caso a inflação corrente se transforme em depressão e contribua para uma possível crise de liquidez. De fato, o aumento da inflação provavelmente afetaria fortemente cerca de 50% da população dos EUA.
Nessa linha, Kiyosaki defendeu o acúmulo de metais preciosos como ouro e prata, observando que eles provavelmente sobreviverão ao crash. Além disso, Kiyosaki continua otimista com as perspectivas das criptomoedas , especialmente Bitcoin (BTC).
Instabilidade política
Por fim, os dois identificaram a instabilidade política como uma ameaça significativa para a economia que pode atrapalhar a cadeia de suprimentos. Nesse caso, Rickards destacou a disputa entre EUA e China pelo controle da economia global, fator que definiria o futuro.
Ele observou que há um esforço mútuo dos EUA e da China para se separarem, um elemento que provavelmente levará à resiliência.
“Quem serão seus sócios? Bem, eles obterão recursos naturais da África e terceirizarão sua fabricação para o sul da Ásia. Portanto, a vida continuará, mas será muito menos eficiente, mas mais resiliente, e essa é a compensação”, acrescentou Rickards.
No geral, Kiyosaki sustentou que os sinais de um colapso econômico já são visíveis, observando que o mercado de ações , o dinheiro falso e os títulos estão evaporando.