Mesmo com uma mudança na postura em relação aos fundos negociados em bolsa (ETF) de Ethereum à vista com uma potencial aprovação dos produtos pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, o presidente da Agência, Gary Gensler, segue mantendo sua posição sobre as criptomoedas.
Diante da perspectiva de aprovação dos ETFs de Ethereum em 23 de maio, Gensler voltou a reafirmar que a maioria das criptomoedas são títulos durante declarações públicas hoje, antes da decisão sobre os produtos, de acordo com informações do The Block.
De acordo com a publicação, em sua recente aparição, o presidente da SEC disse: “Existem 15 mil ou 20 mil tokens neste campo. Eles não funcionam como moeda”.
“Sem pré-julgar nenhum deles, [eles] geralmente têm um grupo de empreendedores, e o público está olhando para white papers, olhando para sites, olhando para esse tipo de grupo de empreendedores e investindo com base nesse grupo de empreendedores. meio que se enquadra no teste clássico da Suprema Corte sobre o que é um valor mobiliário”, afirmou.
Ao ser questionado sobre a capacidade da SEC na regulamentação da indústria de criptomoedas, Gensler ressaltou sua crença que a maioria dos criptoativos são títulos. “Nem todo token criptográfico é um título… mas acredito, novamente sem preconceito, que a maioria é”, acrescentou.
Legisladores Americanos Solicitam à SEC a Aprovação de ETF Ethereum
Um grupo de legisladores bipartidários dos Estados Unidos fez um apelo à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) para que considere a aprovação de Fundos Negociados em Bolsa (ETFs) de Ethereum à vista. A solicitação foi feita através de uma carta que reúne assinaturas de cinco membros do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, incluindo representantes de ambos os partidos políticos, liderados pelo deputado French Hill.
O documento enviado destaca a recente aprovação de ETFs de Bitcoin à vista pela SEC em janeiro, considerada um marco importante para o futuro dos ativos digitais e dos mercados financeiros americanos. Os legisladores argumentam que aprovar o ETF Ethereum seria uma “progressão natural” e reforçaria a consistência das normas aplicadas pela SEC. “Com as ações da comissão no início deste ano, parece uma progressão natural que não apenas demonstraria consistência na aplicação de seus padrões pela comissão, mas também afirmaria o raciocínio jurídico que facilitou os ETPs de Bitcoin à vista”, afirmam na carta.
Vale lembrar que Gary Gensler, presidente da SEC, levantou recentemente preocupações sobre a Lei FIT21, destacando possíveis lacunas regulatórias e riscos para investidores e mercados. Enquanto a administração Biden se opõe à aprovação do projeto, a Casa Branca não planejava vetá-lo, mostrando uma divergência no governo dos EUA sobre a regulamentação das criptomoedas nos estados unidos. Em 22 de maio, a Câmara votou 279 a 136 para aprovar o FIT21.