Na última década, houve uma crescente consciência da importância da sustentabilidade, tanto local quanto globalmente. O atual crescimento da tecnologia tornou possível fazer mais com menos, o que levou à rápida expansão da população global e, ao mesmo tempo, causou uma destruição sem precedentes de nossos recursos naturais.
Também temos uma compreensão sem precedentes das mudanças climáticas e seus efeitos em nosso mundo. Como resultado, muitas pessoas estão buscando maneiras de viver de forma mais sustentável, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Protegendo a floresta tropical
A Floresta Amazônica está em apuros. Na verdade, ele está com um grande problema.
Nas últimas décadas, quase um quinto da Amazônia foi desmatado e convertido em terras agrícolas para fins como cultivo de soja e pecuária. O desmatamento é a principal causa das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Globalmente, o desmatamento tropical causa cerca de 20% das emissões anuais de gases de efeito estufa.
A floresta tropical cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados (2,1 milhões de milhas quadradas), ou 40% da área da América do Sul. Ele armazena cerca de 120 bilhões de toneladas métricas de carbono – o equivalente a 10 vezes o carbono que os humanos liberam na atmosfera a cada ano. No entanto, a humanidade ainda está destruindo ativamente uma das chaves da vida.
Amazon Watch é uma organização ambiental líder no combate à degradação da Amazônia. Esta é uma das iniciativas apoiadas pelo Next Earth , o projeto de venda de tiles NFT de uma réplica digital da Terra. Com cada compra NFT, 10% é alocado para organizações ambientais como Amazon Watch.
Limpando os Oceanos
Nossos oceanos estão em crise. A rápida degradação do meio ambiente está colocando a vida marinha em perigo, e muitos especialistas acreditam que podemos estar chegando a um ponto sem volta.
À medida que a população mundial fica cada vez maior e mais industrializada, isso exerce uma pressão cada vez maior sobre nossos recursos naturais. Com mais de três quartos dos estoques de peixes totalmente explorados ou superexplorados, e espera-se que em 2050 haja mais plástico do que peixes nos oceanos por peso, há sérias preocupações sobre o que isso significa para o futuro do nosso ecossistema.
A solução para esse problema não é tão simples quanto banir os plásticos – embora isso certamente ajude – será necessária uma grande reformulação em como vivemos nossas vidas para mudar o comportamento do consumidor. Mas talvez a tecnologia também possa desempenhar um papel?
A Ocean Cleanup é uma iniciativa com o objetivo de remover resíduos plásticos de nossos oceanos. Tal como acontece com o Amazon Watch, uma alocação de compras NFT na Next Earth é doada a este grupo ambiental.
Empresas inovadoras como a Next Earth criaram soluções que nos fazem repensar como consumimos conteúdo digital; de imóveis virtuais e, em breve, land art, que podem ser comprados e vendidos como NFTs.
Esses NFTs permitem que as pessoas se expressem por possuir ativos exclusivos, em vez de apenas serem usuários de “marca” em plataformas de mídia social ou ter seus dados rastreados online. Isso lhes permite maior controle sobre como se apresentam online, o que traz benefícios óbvios para a sociedade, além de apenas parecerem legais: a liberdade do conformismo melhora a saúde mental.
No final das contas , os NFTs são poderosos de várias maneiras: como ferramentas para autoexpressão criativa e também como formas de apoiar suas famosas iniciativas ambientais, desde limpar plástico nos oceanos até salvar nossas preciosas florestas tropicais.