- OpenAI desenvolve rede social com foco em IA
- Plataforma integrará geração de imagens do ChatGPT
- Concorrência direta com X de Elon Musk e Meta
A OpenAI está desenvolvendo uma nova rede social que promete competir diretamente com o X, de Elon Musk. Segundo fontes próximas ao projeto, a plataforma já conta com um protótipo interno que integra recursos de geração de imagens do ChatGPT a um feed social, permitindo que os usuários compartilhem conteúdo visual criado por inteligência artificial.
Tecnoblog
Sam Altman, CEO da OpenAI, tem buscado feedback externo sobre o projeto, embora ainda não esteja claro se a rede social será lançada como um aplicativo independente ou integrada ao ChatGPT, que recentemente alcançou 400 milhões de usuários semanais.
A iniciativa surge em meio a tensões entre Altman e Musk. Após uma oferta não solicitada de Musk para comprar a OpenAI por US$ 97,4 bilhões, Altman respondeu: “Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser.”
Além da rivalidade pessoal, a OpenAI busca ampliar sua base de dados para treinar seus modelos de inteligência artificial. Uma rede social própria permitiria à empresa coletar dados em tempo real, semelhantes aos que Musk utiliza para treinar o Grok e que a Meta emprega para desenvolver o Llama.
A movimentação também coloca a OpenAI em competição direta com a Meta, que está desenvolvendo um feed social para seu próximo aplicativo de assistente de IA. Quando surgiram notícias sobre o concorrente do ChatGPT da Meta, Altman postou no X: “OK, talvez façamos um aplicativo social”.