Criptomoedas e stablecoins têm crescido rapidamente no espaçodo blockchain . Esse aumento na popularidade é em grande parte impulsionado pelo aumento das oportunidades de uso dessas moedas em pagamentos digitais, onde a estabilidade de sua taxa é um recurso útil e desejado. A tendência alimentou o mercado de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) com foco em stablecoins. O Saber (SBR) é um desses aplicativos . Lançado em junho, o Saber é um stablecoin exchange descentralizado operando no blockchain Solana .
No momento em que este artigo foi escrito, o token nativo do Saber , SBR, era negociado a $ 0,47 USD, com um fornecimento total de cerca de 98 milhões de tokens, para uma capitalização de mercado de aproximadamente $ 47 milhões de USD.
O que é o token saber?
O Saber é uma bolsa descentralizada (DeX) focada em stablecoin swapping e staking . Construído na plataforma Solana, o Saber oferece atualmente oportunidades de troca para cerca de 30 criptomoedas.
Os usuários também podem investir fundos em pools de liquidez . O Saber opera atualmente 25 pools de liquidez , cada um dos quais representa um par de swap (por exemplo, USDT-USDC), e os provedores de liquidez podem ganhar rendimento com base em cada transação de swap na plataforma envolvendo o par.
A principal vantagem do Saber são taxas de transação baixas , taxas de slippage baixas e tempos de execução rápidos. Essas vantagens são alcançadas graças ao blockchain nativo do aplicativo, Solana, que possui uma taxa de transferência muito maior e custos de transação mais baixos em comparação com Ethereum .
No momento, o blockchain Ethereum é capaz de executar cerca de 15 transações por segundo, enquanto Solana pode atingir 65.000 transações por segundo. Além disso, o grande número de aplicativos do Ethereum aumenta o problema de congestionamento da rede. Enquanto a rede Ethereum abriga cerca de 3.000 aplicativos descentralizados ( DApp ), Solana tem atualmente apenas 338.
A Ethereum está caminhando para uma grande atualização que aumentará sua capacidade para cerca de 100.000 transações por segundo. Até que essa atualização seja implementada, o Saber provavelmente continuará aproveitando as vantagens do alto rendimento e dos custos baixos proporcionados pelo Solana.
Como o token Saber funciona?
A principal funcionalidade do Saber é habilitada por meio do modelo Automated Market Maker (AMM). As bolsas baseadas em AMM não precisam depender da execução de cada negociação conectando dois negociantes dispostos a negociar.
Em vez disso, um grande número de provedores de pool de liquidez adiciona fundos ao pool respectivo, por exemplo, USDT-USDC. Os provedores de liquidez são incentivados por uma proporção das taxas de transação ganhas pelo protocolo que lhes é transferido. Quando você deseja trocar seu USDT por USDC , você não precisa esperar por outro negociante disposto a negociar com você. Em vez disso, você simplesmente executa sua transação contra o pool, onde a falta de moedas necessárias raramente é um problema, pelo menos em protocolos maiores e devidamente estabelecidos.
Troca de Stablecoin
O Saber já se destacou no mercado como um DEX com taxas muito acessíveis. Qualquer troca de par de moedas apresenta menos de 1% nas taxas.
Quaisquer duas moedas atreladas ao mesmo ativo, seja moeda fiduciária ou alguma criptografia importante , como Bitcoin , podem ser trocadas. No entanto, a troca entre moedas indexadas a diferentes ativos, ou seja, as moedas cuja taxa de câmbio não é necessariamente estável, não é viável.
Por exemplo, você pode trocar o USDT por USDC, mas não por pBTC, ibBTC ou algum outro token indexado a Bitcoin disponível no Saber. Isso ocorre porque o USDT para uma taxa de token indexada ao Bitcoin pode flutuar livremente e muito além das pequenas mudanças entre a taxa do USDT para outra moeda indexada ao USD.
Resumindo, pelo menos por enquanto, o Saber prefere se concentrar no nicho de troca de moeda estável , sem entrar no altamente disputado mercado geral de câmbio de moedas.
Fixação de pool de liquidez
Além de troca de moedas, o Saber também oferece staking LP. Os provedores de liquidez podem obter rendimento contribuindo com seus fundos para um pool de sua escolha na plataforma. Há um total de 25 piscinas disponíveis atualmente.
Os rendimentos anuais percentuais de apostar no Saber são altos, mesmo para os padrões DeFi. No entanto, essas taxas podem flutuar muito em um curto período de tempo, o que é bastante comum para rendimentos em plataformas de negociação de criptografia . No momento em que este artigo foi escrito, eram oferecidos rendimentos de até 64%. Um dos maiores e mais usados pools, USDT-USDC, oferece um rendimento de 27%.
No entanto, esses altos rendimentos podem mudar drasticamente da noite para o dia, especialmente em plataformas mais novas como o Saber. Normalmente, à medida que mais participantes ingressam em um pool de liquidez, os rendimentos anuais diminuem.
Como o Saber está em operação há menos de quatro meses, estimativas de longo prazo de rendimentos anuais só podem ser feitas no futuro, quando a plataforma amadurecer.
Os rendimentos da aposta são pagos no token SBR da plataforma Saber. SBR é um token fungível baseado no padrão de token SPL de Solana , que é o equivalente ao padrão de token ERC20 usado no Ethereum.
SBR, além de ser o token de transação nativo do Saber, também serve como o token de governança do protocolo. A SBR dá aos seus titulares o direito de votar em mudanças importantes para o dApp e direção futura.
Para usar o Saber, você precisará conectar uma carteira compatível. No momento, as carteiras com suporte incluem:
- Phantom
- Sollet
- Sollet Extension
- Ledger
- MathWallet
- Solong
- Coin98
Quem está por trás da criptomoeda Saber?
O Saber foi desenvolvido pelo Saber Labs, uma pequena equipe de desenvolvedores de blockchain liderada pelos irmãos Macalinao, Dylan e Ian. O Saber Labs está oficialmente registrado nas Filipinas.
Desde o seu lançamento em junho, o Saber tem crescido com confiança, e Dylan Macalinao afirmou que o Saber Labs está planejando expandir a equipe do projeto.
O Saber Labs levantou US $ 7,7 milhões em financiamento de capital de risco (VC). O montante total foi levantado em uma única rodada no final de julho de 2021 de um total de 10 investidores. Os investidores do projeto são uma mistura de pessoas físicas e empresas de VC institucionais.
O principal investidor de capital de risco da Saber é a Race Capital , uma empresa de investimentos especializada em startups em estágio inicial.
Histórico de preços do token Saber (SBR)
A SBR, lançada no início de junho e listada na CoinMarketCap em julho, ainda está nos primeiros meses de sua existência no mercado. O token tinha um valor nominal de uma pequena fração de 1 centavo de dólar americano nas primeiras semanas no mercado. Em meados de agosto, apenas 2,5 meses após sua entrada no mercado, a SBR subiu acima do nível de $ 0,1 USD. Desde então, tem aumentado em grande parte. Atualmente, a SBR é negociada a $ 0,47 USD.
Qual é o futuro da criptomoeda Saber?
Como o Saber está no período inicial de operação, é difícil fazer previsões confiáveis sobre o futuro do projeto. Até agora, o desempenho do Saber tem sido impressionante, pelo menos a julgar pela trajetória do gráfico de preços da SBR.
Como o primeiro DEX orientado a stablecoin de Solana , o Saber tem um potencial considerável no mercado. Ela já está se estabelecendo em um nicho específico – stablecoin swapping eficiente de baixo custo e staking de pool de liquidez.
No entanto, dois desenvolvimentos futuros podem ter um impacto adverso na atual marcha de mercado da plataforma.
Em primeiro lugar, os baixos custos de transação e os tempos de execução rápidos alardeados pelo Saber são em grande parte uma função da superioridade técnica de Solana sobre Ethereum, a plataforma onde reside a maioria dos concorrentes do Saber. Quando e se o Ethereum implementar com sucesso sua atualização para ETH 2.0 , esses benefícios podem diminuir ou desaparecer.
Em segundo lugar, as taxas de rendimento impressionantes oferecidas pelos pools de apostas do Saber podem diminuir consideravelmente à medida que mais pessoas depositam buscando retornos elevados.
O mundo criptográfico viu um grande número de projetos que tiveram um grande início, apenas para paralisar rapidamente conforme as condições do mercado mudam. A capacidade do Saber de enfrentar os desafios futuros determinará se o aplicativo pode manter sua progressão.