Com a ascensão da indústria de criptomoedas, surgiram novas oportunidades de geração de renda que são exclusivas dela. Uma delas é a mineração de criptografia. Isso leva os participantes ao status de partes interessadas em várias cadeias de blocos à medida que investem seu tempo, poder de computação e dinheiro na proteção e validação de sua rede de criptografia escolhida.
Existem diferentes formas de participação no setor de mineração de criptografia. Você pode optar por uma abordagem prática ou optar por evitar os compromissos técnicos necessários para a mineração de criptografia bem-sucedida. Neste guia, vamos nos concentrar no último. Aqui, você encontrará tudo o que precisa saber sobre como escolher uma abordagem mais direta para a mineração de criptografia, ou o que é popularmente chamado de mineração em nuvem. Mas, primeiro, você precisa ter pelo menos uma compreensão básica de como funciona a mineração de criptografia em geral.
O que é mineração de criptografia?
A mineração de criptografia envolve uma sequência de processos projetados para proteger, de maneira descentralizada, uma determinada rede de blockchain. Por meio de suas atividades, os mineiros validam as transações e geram coletivamente o suprimento de novas criptomoedas.
Espera-se que um cripto mineiro:
executar um nó em uma rede blockchain ;
completar tarefas específicas para encontrar um novo bloco;
carregar novas transações no bloco;
certifique-se de que não haja gasto duplo de criptomoedas.
Após a conclusão desses processos, a rede blockchain é projetada para recompensar automaticamente os mineiros bem-sucedidos com novas moedas. Este é o principal mecanismo de distribuição usado por blockchains de prova de trabalho (PoW) (blockchains que suportam mineração). Observe que a tarefa especial atribuída aos mineiros depende do tipo de mecanismo PoW em uso.
Por exemplo, a rede Bitcoin e outras cadeias de blocos usando o mecanismo SHA-256 (algoritmo de hash seguro de 256 bits) exigem que os mineiros competam para resolver equações matemáticas extremamente difíceis antes que um novo bloco possa ser encontrado. Esse processo exige um alto nível de capacidade de computação, o que significa que os mineiros que desejam ter sucesso devem ser capazes de investir uma certa quantia de fundos em hardware adequado para garantir que tenham a chance de executar uma operação de mineração lucrativa.
Observe também que as redes de blockchain são projetadas de forma a ajustar constantemente a dificuldade de mineração para garantir que novos blocos sejam encontrados em um intervalo fixo.
Portanto, sempre que há um aumento no número de nós de mineração em uma determinada rede, ou um aumento no poder de computação de seus nós de mineração existentes, a dificuldade de mineração da rede aumenta de acordo. Se o inverso for o caso, a rede se autoajusta para reduzir a dificuldade da equação SHA-256. Na maioria dos casos, aspirantes a mineradores precisam, portanto, investir em plataformas de mineração poderosas e especializadas para ter a chance de se tornarem lucrativos.
Com isso em mente, é necessário o seguinte para se tornar um cripto mineiro de sucesso:
Investimento em plataformas de mineração de alto desempenho. Uma peça sólida de hardware de mineração pode custar até US $ 8.000 e uma plataforma não é suficiente para um mineiro que espera ter lucro.
Adquirir a codificação e conhecimento técnico necessário para executar um nó completo em uma rede blockchain.
A conta de eletricidade para operar e resfriar plataformas de mineração 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode prejudicar os lucros das mineradoras. Portanto, os mineiros devem optar por uma fonte de energia barata ou escolher locais com climas mais frios para reduzir a quantidade de eletricidade necessária para resfriar o hardware de mineração.
Em suma, um criptomoeda independente precisa ter a habilidade técnica, junto com comprometimento e capital suficientes, para ter uma chance de sucesso. Como nem todos os criptomoedas podem atender a esses requisitos, nem aumentá-los, outras opções de mineração menos práticas oferecem alternativas viáveis. É aqui que a mineração em nuvem entra em cena.
Nuvem de mineração: o que é?
Agora que você entendeu o conceito básico de mineração de criptografia, deve ser mais fácil entender a mineração em nuvem. Como o próprio nome indica, a mineração em nuvem é o processo de usar o poder da computação em nuvem para minerar criptomoedas. Nesse caso, você paga terceiros para fazer todo o trabalho para você. Em essência, você não precisa comprar nem manter plataformas de mineração especiais, nem precisa executar um nó de blockchain.
Com a mineração em nuvem, os participantes geralmente alugam plataformas de mineração ou alugam energia hash. Este último é uma medida da potência de uma plataforma de mineração e é normalmente calculado em unidades de Gh / se Th / s. O provedor de mineração em nuvem possui e opera uma instalação ou fazenda carregada com plataformas de mineração e oferece aos usuários a oportunidade de comprar ou alugar uma parte do poder hash que gera.
O provedor de mineração em nuvem precisa ter investido em hardware de mineração de ponta e, de forma ideal, estabelecido sua fazenda em um local com acesso a eletricidade barata e um clima mais frio. Essa abordagem garante que os custos indiretos de funcionamento do farm sejam mantidos dentro de um limite aceitável.
Essa solução é ideal para indivíduos que não estão interessados em se envolver com o lado técnico da mineração de criptografia. Na maioria dos casos, os participantes podem acompanhar sua taxa de hash e receita de mineração em nuvem usando seus smartphones. Algumas configurações de mineração em nuvem até redirecionam automaticamente o hash power gerado para a moeda lavrável mais lucrativa durante um determinado período.
Diferentes tipos de modelos de mineração em nuvem
Host Mining
A mineração hospedeira envolve a compra ou aluguel de plataformas em fazendas de mineração. Neste cenário, você pode ter que pagar pela configuração e manutenção da plataforma. A vantagem desse modelo é que ele geralmente reduz os custos indiretos associados ao acesso à eletricidade suficiente. Além disso, você tem mais controle sobre sua (s) plataforma (s) alugada (s) e pode optar por redirecionar a energia hash gerada para pools de mineração, a fim de aumentar suas chances de encontrar um novo bloco. Por último, você tem controle total sobre as recompensas geradas, pois você só precisa pagar as taxas de manutenção e configuração para o provedor de mineração em nuvem.
Lease Hash Power
Em contraste com a mineração hospedeira, o arrendamento da energia do haxixe envolve o arrendamento de uma parte da energia do haxixe gerada por uma fazenda de mineração. Aqui, você não é sobrecarregado com taxas de manutenção ou configuração. Você só precisa se inscrever em um plano para receber uma parte dos lucros da fazenda. Quando a fazenda encontra um novo bloco e recebe criptomoedas como recompensa, a receita gerada é compartilhada entre os usuários de acordo com a parcela do poder de hash que eles controlam.
Quais são as vantagens e desvantagens da mineração em nuvem?
A mineração em nuvem é a escolha ideal para quem deseja colher os benefícios econômicos da mineração sem precisar lidar com todos os requisitos técnicos e de hardware descritos anteriormente neste guia. A mineração em nuvem também pode ajudar potencialmente a reduzir os custos gerais de operação de uma plataforma de mineração.
No entanto, existem desvantagens potenciais que você precisa considerar antes de optar por um modelo de mineração em nuvem. O primeiro é o alto índice de golpes no setor de mineração em nuvem. Ao longo dos anos, o setor tornou-se um terreno fértil para esquemas fraudulentos. Uma vez que os investidores podem não ter a oportunidade de avaliar as fazendas de mineração pessoalmente, pode ser difícil para eles verificar as alegações feitas pelo provedor de mineração em nuvem.
Alguns provedores de mineração em nuvem até executam esquemas de pirâmide, nos quais os primeiros investidores são pagos com depósitos de novos investidores. Sabendo que isso é insustentável, os provedores eventualmente cometem golpes de saída. Portanto, é sua responsabilidade realizar a devida diligência antes de optar por um determinado serviço de mineração em nuvem. Você deve explorar as avaliações, investigar a credibilidade da plataforma em fóruns de criptografia, considerar os limites de retirada e evitar ofertas que prometem negócios implausivelmente lucrativos.
Outro detalhe que você precisa observar é a lucratividade potencial da oferta. Se o valor pago para alugar, comprar ou manter plataformas baseadas em nuvem não se alinhar com o poder de hash oferecido, você pode incorrer em perdas. Analise cuidadosamente o capital de mineração e a receita potencial antes de ir tudo para uma oferta de mineração em nuvem.
Por último, tome cuidado com as plataformas de computação em nuvem que têm controle total sobre seus ganhos. É aconselhável escolher aqueles que oferecem algum nível de autonomia quando se trata de sua carteira criptográfica.
Conclusão
A mineração em nuvem é um meio viável de obter uma receita de criptografia passiva. No entanto, conforme mencionado neste guia, ele vem com suas armadilhas peculiares. Portanto, é importante realizar pesquisas extensas e ter um controle firme dos conceitos básicos de mineração antes de se envolver com a prática.