Audius (AUDIO) é uma criptomoeda e aplicativo de streaming de música com criptografia que está devolvendo o poder aos artistas.
Os serviços de streaming de música têm mais de 400 milhões de assinantes em todo o mundo e arrecadaram mais de US $ 13 bilhões em receitas no ano passado. Mas os críticos da indústria afirmam que os artistas estão sendo injustamente compensados por seu trabalho, com músicos e políticos alegando que artistas e compositores estão “perdendo”.
É aí que entra o Audius. É um protocolo de compartilhamento e streaming de música com criptografia que visa dar aos artistas mais poder sobre como sua música é monetizada e permitir que eles se conectem diretamente com os fãs.
Um dos maiores aplicativos do mercado cripto, o Audius pertence e é administrado por uma comunidade de código aberto de artistas, fãs e desenvolvedores. Ele ultrapassou mais de 5,3 milhões de usuários únicos em julho de 2021, passando de 2,9 milhões de usuários únicos em janeiro de 2021. Os usuários ouviram as faixas 7,5 milhões de vezes ao longo de abril de 2021, o mês mais movimentado para o Audius até agora.
Ele é alimentado por AUDIO, o token de governança do protocolo, com valor de mercado de US $ 1,2 bilhão em agosto de 2021.
Então, o que torna este projeto tão diferente de qualquer outra plataforma de streaming de música?
O que é Audius (AUDIO) Token?
Fundado em 2018, o Audius é um serviço de streaming de música descentralizado com um componente de mídia social. Ele permite que os artistas carreguem suas músicas no aplicativo e conecta os fãs diretamente com os artistas e novas músicas exclusivas.
Em um nível técnico, é um protocolo blockchain que permite aos artistas produzir registros imutáveis e com carimbo de data / hora para seus trabalhos criativos, protegidos por uma rede descentralizada de operadores de nós.
Foi originalmente construído na rede POA, uma cadeia lateral Ethereum , e mais tarde moveu partes de seu serviço para o blockchain Solana. Os desenvolvedores podem construir seus próprios aplicativos no Audius, dando-lhes acesso a um catálogo de áudio exclusivo.
Audius lançou seu serviço mainnet em outubro de 2020 com um concerto transmitido ao vivo com deadmau5 e RAC .
Mas, ao contrário da maioria dos outros projetos de blockchain, ele não sofre do problema de ser tão técnico que qualquer um que não goste de criptografia seja automaticamente excluído. “Os usuários não usarão nossas coisas se forem muito mais difíceis de usar do que o Google, Facebook, SoundCloud, Steam ou o que quer que seja”, disse o cofundador Roneil Rumburg à Decrypt em 2019 .
Audius recebeu US $ 5 milhões em capital de investimento em 2018 das empresas VC General Catalyst, Lightspeed e Pantera Capital, e US $ 1,25 milhão em financiamento da Binance Labs , o braço de risco da maior bolsa de criptomoeda do mundo em volume.
Como o Audius funciona?
O Audius funciona como uma cooperativa de música, com o token alinhando incentivos entre os três grupos constituintes que fazem a rede funcionar: operadores de nó, artistas e fãs.
Como o Audius é baseado em blockchain, ele opera por meio de uma rede descentralizada de nós que hospeda conteúdo ( nós de conteúdo ) e indexa esse conteúdo ( nós de descoberta ).
E, claro, como um projeto de blockchain, ele vem com uma criptomoeda.
A rede Audius é alimentada pelo token Audius (AUDIO) ERC-20 baseado em Ethereum , que atende a três funções:
- 🔐 Segurança de rede – os operadores de nó apostam tokens para executar um nó e, em troca, ganham recompensas da rede.
- 🏆 Recursos exclusivos – os artistas obtêm recursos premium apostando no token, como a exibição de itens de criptografia NFT no site.
- 🗳️ Governança – tokens apostados são obrigados a votar em todas e quaisquer propostas, que fazem alterações no código e na rede geral.
Mas nenhum conhecimento de blockchain ou criptografia é realmente necessário para participar do Audius, o que explica em parte por que ele é popular mesmo entre aqueles de fora da comunidade de criptografia.
A plataforma recompensa automaticamente certas conquistas com tokens de ÁUDIO: as 5 principais faixas de tendência semanais, as 5 principais faixas de tendência, as 5 principais listas de reprodução de tendências, os 10 principais aplicativos de API ou uploads feitos por pessoas com contas verificadas no Twitter ou Instagram.
Ocasionalmente, o protocolo também distribui quantidades generosas de tokens de ÁUDIO com base em uma fórmula que leva em consideração não apenas o número de ouvintes, mas também o nível de engajamento social que o artista demonstrou. Em outubro de 2020, o serviço distribuiu um total de 50 milhões de tokens de ÁUDIO entre 10.000 artistas e usuários na plataforma.
O protocolo ainda precisa elaborar uma política de monetização mais regular e consistente, consistente com seus planos de distribuir 90% do fornecimento de tokens para seus artistas.
Os tokens de ÁUDIO estão listados e podem ser trocados por outra criptografia em uma série de trocas, incluindo Binance , FTX , Gate.io e a troca descentralizada ( DEX ) Uniswap .
O que há de tão especial no Audius?
O Audius difere de outros serviços de streaming de música porque é baseado em blockchain, que molda como tudo funciona.
Os artistas podem fazer upload de suas faixas sem nenhum custo e os usuários podem ouvi-las gratuitamente enquanto todos ganham (criptografado) dinheiro.
O modelo de governar um serviço de streaming de música em conjunto é um aspecto único que também é alimentado por blockchain.
Não há processo de verificação para começar como artista, então você pode fazer upload de suas próprias faixas imediatamente. Basta clicar em “Carregar faixa” após se inscrever gratuitamente e soltar seus arquivos de música e arte. Ele oferece streaming a 320 kbps – comparável ao Spotify e Google Play Music, embora não atenda ao padrão de 24 bits do Tidal HiFi e Amazon Music HD.
Como o conteúdo do Audius é distribuído em nós descentralizados, a proteção de direitos autorais não pode ser aplicada no momento. Mas o protocolo está atualmente desenvolvendo um sistema de arbitragem que consiste em membros da comunidade que decidirão se removerão determinado conteúdo.
A falta de controle centralizado de Audius também significa que ele fornece um local seguro para artistas de regimes opressores que usam a música como meio de dissidência e protesto.
6/ Right now, music services cannot — and will not — protect the voices of artists worldwide, because the interests of the powerful will almost always win over those of creators on centralized services.
— Audius 🎧 $AUDIO (@AudiusProject) June 26, 2019
Muitos artistas de renome tratam o Audius como um lugar para experimentar ou compartilhar faixas que não iriam para outras plataformas, como trabalhos em andamento (“WIPs”), batidas de fim de semana, conjuntos de formato longo ou mesmo apenas conteúdo mais diverso do que o que eles se sentem confortáveis colocando em outros lugares.
O que posso ouvir no Audius?
Em sua essência, é principalmente uma plataforma independente. Mas artistas de grandes gravadoras também são bem-vindos.
Existem pouco mais de 100.000 artistas no Audius, incluindo nomes relativamente conhecidos como Skrillex, Weezer, deadmau5, Russ, Mike Shinoda, Diplo, Madeintyo, Odesza, Disclosure, Alina Baraz e Wuki.
Geralmente, os artistas começam com uma ou duas faixas e depois expandem conforme recebem feedback positivo dos fãs na plataforma. Alguns grandes nomes como o Sr. Carmack enviaram a maior parte de seu conteúdo histórico , um total de 169 faixas.
Outra característica do Audius que normalmente é incomum na indústria são as colaborações de fãs e artistas por meio de competições de remix , o que leva a faixas ainda mais experimentais para desfrutar.
Conclusão
Em agosto de 2021, Audius foi escolhido como um dos parceiros da TikTok por sua funcionalidade Sound Kit , que permite a transferência de músicas para sua plataforma. 75% dos usuários do TikTok nos Estados Unidos dizem que usam o aplicativo como um meio de descobrir novas músicas , o que provavelmente também se aplica à sua base global de usuários de 730 milhões.
A recente parceria com a TikTok pode tornar o protocolo ainda mais atraente para artistas estabelecidos que desejam exposição à viralidade insana da TikTok.
O co-fundador da Audius, Rumburg, confirmou à Decrypt que o protocolo está trabalhando em mais planos semelhantes à sua parceria com a TikTok. “A integração do TikTok é empolgante e aponta para o que vem por aí. O Audius continuará a [expandir] o escopo da cadeia de ferramentas disponível para ajudar os artistas a aumentar seus seguidores da forma mais eficaz possível e utilizar ou monetizar melhor seus relacionamentos com os fãs ”, disse ele.
E se Audius continuar a ganhar força, é provável que leve ao florescimento de projetos semelhantes.