A Nasdaq reencaminhou um formulário 19b-4 para o iShares Bitcoin Trust, um ETF de Bitcoin administrado pela BlackRock. A notícia quebra o silêncio da semana passada, onde a bolsa de valores Cboe realizou movimentos semelhantes.
Com essa ação, a Nasdaq está mostrando claramente que não está pronta para desistir de seu plano para um ETF Bitcoin. O formulário reflete que um acordo de compartilhamento de vigilância com a Coinbase foi alcançado, no entanto, um “acordo definitivo” ainda está por vir.
“A expectativa é de que o Spot BTC SSA seja um acordo bilateral de compartilhamento de vigilância entre a Nasdaq e a Coinbase, criado para complementar o programa de vigilância do mercado da bolsa”, ressaltou a documentação.
Essa ação surge depois que o Wall Street Journal relatou na semana passada que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA indicou à Nasdaq e à Cboe que os registros recentes de fundos ETF spot de Bitcoin da BlackRock, Fidelity, e outros não eram “claros e abrangentes”.
Depois desses comentários, a Cboe agiu rapidamente, atualizando seus registros para as propostas separadas de ETF Bitcoin, incluindo uma proposta da Fidelity. A bolsa acrescentou linguagem especificando que esperava firmar acordos de compartilhamento de vigilância com a Coinbase.
Este é o mais recente desenvolvimento na corrida para um spot Bitcoin ETF, uma proposta que a Nasdaq apresentou pela primeira vez no mês passado para o fundo BlackRock. Apesar de várias tentativas, a SEC ainda não aprovou um ETF Bitcoin à vista, citando preocupações com fraude e manipulação de mercado.
Agora, todos os olhos estão voltados para a Nasdaq e a Coinbase, esperando ansiosamente para ver como esse acordo se desenvolverá.