A Microsoft se juntou a um consórcio de empresas globais de tecnologia e finanças para promover a interoperabilidade no mundo financeiro. A chave para essa iniciativa é a Canton Network, uma nova rede blockchain projetada com foco na privacidade.
Destinada a liberar o potencial dos mercados financeiros sincronizados, a Canton Network promete trazer uma infraestrutura descentralizada para o ecossistema financeiro. Combinando a força de grandes nomes da indústria, como a plataforma cripto Digital Asset, o BNP Paribas, o Goldman Sachs e a Deloitte, essa rede estabelece um precedente para a cooperação no setor.
O principal objetivo da Canton Network é a interconexão de sistemas anteriormente isolados dentro do ecossistema dos mercados financeiros. O resultado é uma “rede de redes”, que oferece aos participantes do setor benefícios como governança adequada, privacidade e permissões aplicáveis ao setor altamente regulamentado.
E não para por aí. Além de explorar as possibilidades da tecnologia blockchain, o projeto também tem o objetivo de integrar a Web3 e a Inteligência Artificial (IA) ao setor financeiro. Rashmi Misra, gerente geral de IA e tecnologias emergentes da Microsoft, expressou entusiasmo com a parceria, salientando o papel da Microsoft em ajudar a comunidade financeira a criar e dimensionar aplicativos Web3 habilitados para a nuvem no Azure.
A partir de julho, os participantes da Canton Network terão a oportunidade de testar a capacidade de interoperabilidade da plataforma. Os usuários poderão executar transações atômicas em vários contratos inteligentes, com liquidação rápida entre cadeias, privacidade e segurança.
Após um período de calmaria na adoção da tecnologia blockchain e ativos digitais por instituições financeiras e provedores de pagamento, a iniciativa da Canton Network sinaliza um retorno à atividade, mostrando um futuro promissor para a blockchain.