Uma das maiores exchanges cripto dos EUA, a Kraken, foi multada em US$ 30 milhões e terá que interromper os serviços de staking dentro da sua plataforma. A corretora assinou um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Conforme informou em nota em 9 de fevereiro, a Agência citou que as empresas Payward Ventures e Payward Trading — que formam a Kraken — entraram em consenso para parar de forma imediata com a venda de valores mobiliários através de serviços de staking de criptomoedas.
“A Comissão de Valores Mobiliários acusou hoje a Payward Ventures, Inc. para a Kraken por apostar em troca de retornos de investimento anuais anunciados de até 21 por cento. Para liquidar as acusações da SEC, as duas entidades da Kraken concordaram em cessar imediatamente a oferta ou venda de valores mobiliários por meio de serviços de staking de criptoativos ou programas de staking e pagar US$ 30 milhões em restituição, juros de pré-julgamento e multas civis”, diz parte do comunicado.
A SEC alegou que, desde 2019, a Kraken ofereceu e vendeu seus “serviços de staking” de criptoativos ao público em geral, “por meio dos quais a Kraken agrupa certos criptoativos transferidos por investidores e os aposta em nome desses investidores”.
O regulador explicou que staking é um processo no qual os investidores bloqueiam – ou “apostam” – seus tokens criptográficos com um validador de blockchain com o objetivo de serem recompensados com novos tokens quando seus tokens apostados se tornam parte do processo de validação de dados para o blockchain. Quando os investidores fornecem tokens para provedores de staking como serviço, eles perdem o controle desses tokens e assumem os riscos associados a essas plataformas, com muito pouca proteção.
Vale lembrar que um vazamento de informações, em 9 de fevereiro, causou uma apreensão na comunidade cripto sobre um anúncio importante da Agência. A jornalista da FOX Business, Eleanor Terrett, afirmou em seu Twitter que uma fonte próxima à SEC adiantou que a Comissão iria fazer um grande anúncio direcionado ao mercado de criptomoedas ontem.
Conforme estimou Terrett, o anúncio poderá acontece após as 14h EST, já que a SEC estaria em uma reunião à portas fechadas durante esse horário. A própria jornalista citou que poderia ser algo relacionado a um acordo conquistado pela exchange americana Kraken com a SEC dos EUA.