O Partido Liberal Democrata do Japão publicou um white paper com recomendações para o crescimento da indústria de criptomoedas no país, que se tornou parte da estratégia nacional sob a administração do primeiro-ministro Fumio Kishida. A equipe do projeto Web3 tem ignorado os processos burocráticos usuais para formular propostas regulatórias para tudo, desde tokens não fungíveis (NFT) até organizações autônomas descentralizadas (DAO).
O Japão está avançando com uma tentativa de criar um ambiente mais amigável para as criptomoedas depois que as empresas começaram a partir para outras jurisdições devido a pesadas cargas tributárias. Enquanto outros governos estão buscando regulamentar para proteger os consumidores, o país propõe novas alterações na regulamentação tributária, observando que uma isenção significativa para emissores de tokens já foi aprovada.
O secretário-geral da equipe do projeto Web3 do partido, Akihisa Shiozaki, destacou que grandes players do Japão começaram a entrar no mercado. A operadora de telefonia móvel japonesa NTT Docomo prometeu investir até 600 bilhões de ienes (US$ 4 bilhões) na infraestrutura da Web3 e as principais instituições financeiras estão procurando emitir stablecoins.
O white paper observa que o Japão deve demonstrar liderança na cúpula do Grupo dos Sete (G7) este ano, onde a criptografia será discutida. Propõe que o país deve olhar para o potencial futuro da Web3 e esclarecer sua posição de liderança em tecnologia neutra e inovação responsável. O documento identifica a falta de padrões contábeis como uma questão urgente, já que as empresas Web3 têm dificuldade em encontrar auditores.
O white paper propõe parcerias público-privadas para formular diretrizes sobre modelos de negócios legais para serviços de esportes de fantasia. Ele também recomenda que os setores público e privado trabalhem juntos para resolver os direitos de dados e NFT e considerem maneiras de os detentores de conteúdo licenciarem legalmente os NFTs. O Japão aprovou uma estrutura para regulamentar as stablecoins no ano passado.
O novo white paper enfatiza a importância de preparar o ambiente para registro de stablecoin e estabelecer uma organização autorreguladora. Ele também menciona o desenvolvimento de propostas para stablecoins lastreadas em ienes. Grandes empresas no Japão demonstraram interesse na indústria Web3. No entanto, o white paper diz que as aprovações para bancos e seguradoras que entram no setor permanecem incertas e aconselha o estabelecimento de diretrizes.