O mais recente relatório sobre o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA de Agosto trouxe surpresas. Os preços principais viram um crescimento de 0,6% no comparativo mensal, com um acumulado anual de 3,7%. Grande parte desse crescimento tem um vilão bem conhecido: o petróleo.
É fato que o mercado de trabalho mostra sinais de cansaço, mas ainda mantém sua pulsação. E os recentes preços da energia não estão ajudando, adicionando lenha à fogueira da inflação. O Fed, em sua missão de manter a estabilidade, já tinha um alvo: uma inflação de 2%. Mas agosto riu e disse: “segure minha cerveja”.
Os analistas esperavam algumas jogadas do banco central. Mas, segundo as estatísticas do CME Group, há 95% de chances do Fed manter as taxas onde estão em sua próxima reunião de 20 de setembro. Tal decisão seria, sem dúvida, uma pausa refrescante depois do aumento de 0,25% em julho.
Brian Pietrangelo, do Key Private Bank, fez eco ao sentimento geral: a economia tem seu ritmo, mas também seus momentos de hesitação. E a decisão do Fed? Provavelmente uma pausa. Mas ele não está sozinho nessa opinião. Seema Shah, da Principal Asset Management, acredita que um aumento nas taxas ainda é possível até o fim do ano, mas a decisão não será fácil.
Quando se olha para os números do CPI, alguns economistas apontam um pequeno alívio ao observar a desaceleração nos preços dos abrigos. Porém, o aumento nos preços dos serviços e a inflação subjacente fazem com que as sobrancelhas se levantem. Eugenio Aleman, economista, nota que o Fed estará provavelmente “na defensiva”.
Ainda que o núcleo do CPI, excluindo os alimentos e a energia, tenha apresentado um declínio anual, o desafio para o FOMC na próxima semana não será trivial. Afinal, o petróleo não mostrou sinais de cansaço e continuou a crescer em setembro.
Qual a próxima reunião do Fed? o próximo encontro nos Estados Unidos ocorre já na próxima semana, entre os dias 19 e 20 de Setembro de 2023 (terça e quarta).
No mundo das criptomoedas, muitos olham para essas oscilações com olhos analíticos, tentando decifrar os próximos passos. No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 26.280,00 em alta de 0.5% nas últimas 24 horas.