A plataforma Midjourney, que oferece uma ferramenta de IA generativa para criação de imagens, proíbe a geração de imagens do presidente chinês Xi Jinping. Você não pode usar o nome do presidente da China (Xi Jinping) em um prompt.
A priobição da plataforma Midjourney tem o objetivo de censurar sátira política, como as imagens feitas pelo ChunghwaMinkuo que foi exibida no reddit.
A proibição tem sido criticada como censura e violação da liberdade de expressão. Enquanto a Midjourney argumenta que a proibição é necessária para evitar deepfakes e desinformação online, os críticos argumentam que a proibição prejudica os princípios fundamentais da liberdade de expressão.
O CEO da Midjourney, David Holz, sugeriu que a sátira política típica do Ocidente pode causar problemas na China e colocar os usuários em perigo. Holz também afirmou que permitir que os chineses usem a tecnologia é mais importante do que permitir a sátira política.
Um exemplo de satira que ficou muito popular da plataforma Midjourney referente a politica foi as fotos de Trump sendo preso.
Making pictures of Trump getting arrested while waiting for Trump’s arrest. pic.twitter.com/4D2QQfUpLZ
— Eliot Higgins (@EliotHiggins) March 20, 2023
A plataforma de IA generativa de imagens Midjourney tem sido criticada por proibir que seus usuários criem deep fakes do presidente chinês Xi Jinping. A empresa de São Francisco encerrou sua versão gratuita na semana passada, mas os usuários ainda podem gerar imagens de líderes mundiais.