O Google, gigante da tecnologia, iniciou uma nova divisão baseada em blockchain dentro de seu grupo. A divisão também vai lidar com outras tecnologias de computação e armazenamento de dados.
Mesmo com uma atitude mais cautelosa sobre se associar às criptomoedas, Bill Ready, presidente de comércio do Google, já havia comentado na semana passada que estava prestando muita atenção à área e era inevitável que a empresa entrasse nesse setor.
A nova divisão do Google será liderada por Shivakumar Venkataraman, vice-presidente de engenharia do Google. A divisão se concentrará em blockchain e outras tecnologias de computação distribuída e armazenamento de dados de próxima geração, de acordo com informações do Bloomberg.
O Google já está envolvido em projetos de blockchain, como parceiro de outras empresas, mas agora com o novo setor terá total direcionamento para experimentos dessas tecnologias descentralizadas. O Labs, como foi intitulado, é uma divisão experimental que agrupa todos os esforços de Realidade Aumentada (AR, em inglês) e Realidade Virtual (VR, também no inglês) e outros projetos potenciais na área de tecnologia. O novo grupo Google Labs também inclui uma seção interna para projetos, chamado de Área 120.
Para muitos analistas, o novo setor de desenvolvimento do Google é visto como uma resposta à forma como outras empresas, como a Meta, por exemplo, estão expandindo seus negócios para incluir tecnologias baseadas em blockchains como NFT e o metaverso.
A empresa famosa pelo site de buscas tem se atentado mais ao setor de criptografia e às criptomoedas, tanto que nas últimas semanas, firmou parcerias com a Coinbase e a Bitpay, duas corretoras de criptomoedas, para permitir que seus usuários armazenem criptomoedas em cartões digitais, mas ainda não aceita transações de criptomoedas.
Recentemente, o Google também anunciou a contratação de um ex-executivo do Paypal, Arnold Goldberg, para integrar nos seus esforços de incluir novos serviços em sua plataforma, como as criptomoedas.