Uma decisão recente ordenou novamente que o cofundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas Binance, Changpeng Zhao (CZ), permaneça nos EUA, de acordo com informações publicadas pela Bloomberg. A recente determinação aconteceu enquanto CZ espera uma audiência de sentença por violação das leis bancárias no país.
A decisão do juiz distrital dos EUA, Richard A. Jones aconteceu, em 29 de dezembro. O juiz negou o pedido de permissão de CZ para viajar para os Emirados Árabes Unidos. A autorização solicitada por Changpeng Zhao aconteceu diante da solicitação para deixar o país sob fiança.
De acordo com a publicação, o pedido de CZ foi negado durante uma audiência em Seattle em 29 de dezembro, no entanto, tanto os motivos para a viagem quanto o destino foram mantidos sob sigilo.
CZ é restrito a permanecer nos EUA
Changpeng Zhao enfrenta restrições judiciais nos Estados Unidos. O juiz distrital Richard Jones, alinhado com o Departamento de Justiça dos EUA, negou o pedido de CZ para deixar o país e retornar a Abu Dhabi, onde reside sua família no início do mês. CZ havia solicitado permissão para viajar antes da data de sua audiência judicial, mas o juiz Jones rejeitou o pedido, citando preocupações com a possível fuga antes da sentença.
A decisão segue argumentos dos promotores de que CZ não forneceu garantias suficientes contra a possibilidade de fuga. Apesar disso, ele concordou com uma fiança de US$ 175 milhões. O juiz Jones expressou no documento judicial que, embora a quantia da fiança seja considerável, os ativos que a compõem estão majoritariamente fora do alcance do governo americano.
O caso contra CZ e a Binance se concentra em acusações do Departamento de Justiça dos EUA de que a corretora não estabeleceu medidas adequadas contra a lavagem de dinheiro. Especificamente, a acusação afirma que a falta de rigor nas verificações de know-your-customer (KYC) e outros controles. Isso permitiu transações de associados ao Hamas utilizassem a plataforma para lavar dinheiro de atividades ilegais. Assim, somando mais de 100.000 transações ilegais sendo realizadas na Binance.