Um membro do Parlamento Europeu e ex-ministro das Finanças da Bélgica, Johan Van Overtveldt, fez um apelo para a “proibição estrita” das criptomoedas após a atual crise bancária nos Estados Unidos.
O político se referiu aos ativos digitais como “veneno especulativo” em um tweet de 17 de março, sugerindo que os legisladores deveriam considerar a proibição das criptomoedas como uma “lição” dos colapsos do Silicon Valley Bank, Signature Bank e Silvergate Bank.
“Se um governo proíbe as drogas, também deve proibir as criptomoedas”, disse Overtveldt, reforçando sua posição a favor da proibição das criptomoedas. A proposta pode ter um impacto significativo no mercado de criptomoedas em todo o mundo, caso seja levada adiante.
Nog een les te trekken uit de huidige bankcommotie. Leg een strikt verbod op cryptocurrencies op. Speculatief gif en geen enkele economische- of sociale toegevoegde waarde. Als een overheid drugs verbiedt, moet ze ook crypto’s verbieden.
— Johan Van Overtveldt (@jvanovertveldt) March 17, 2023
O Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu aprovou a estrutura Markets in Crypto-Assets, ou MiCA, que entrará em vigor a partir de 2024. Enquanto isso, legisladores dos EUA têm culpado as instituições financeiras por sua conexão com as empresas de criptomoedas pela crise bancária.