O mercado de criptomoedas aguarda ansiosamente uma potencial aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Solana à vista nos Estados Unidos, que poderá elevar o ativo a estabelecer novos patamares. Após a aprovação histórica dos ETFs de Bitcoin em 2024, que representou um marco crucial para a adoção de criptomoedas, a expectativa é que a Solana siga o mesmo caminho.
Um relatório publicado recentemente pelos ex-economistas-chefes da Securities and Exchange Commission (SEC) e da Commodity Futures Trading Commission(CFTC), Jim Overdahl e Craig Lewis, revela que ETPs de Solana não regulamentados no país já detêm cerca de 2% dos tokens SOL que estão em circulação.
Comparativamente, ao juntar o papel de liderança de Solana como o centro de DeFi (Decentralized Finance) este ano, os produtos baseados em SOL deverão registrar uma maior atenção e influxos do que os ETFs da segunda maior criptomoeda, o Ethereum. Dados da Blockworks, destacam que os ETFs de Ethereum listados são responsável por deter somente cerca de 2% do fornecimento circulante de ETH.
Desde que a VanEck anexou seu pedido de ETF Solana, em julho do ano passando, os especialistas do mercado corroboraram sobre a falta de ETFs de futuros Solana na indústria americana era o maior obstáculo à aprovação destes produtos. Contudo, atualmente, esses obstáculos estão sendo derrubados em meio à postura favorável das autoridades dos EUA com o setor de ativos digitais. Vale lembrar que, recentemente, uma notícia foi especulada no mercado de que o CME Group poderá lançar ETFs de futuros de Solana e XRP até 10 de fevereiro. Este movimento iria abrir o caminho para novas aprovações de ETFs à vista em 2025.
Novos ETFs de Solana, XRP, Cardano e Mais em Processo de Aprovação pela SEC em 2025
A Tuttle Capital Management recentemente solicitou à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) autorização para lançar dez ETFs de criptomoedas alavancados. Este conjunto inclui desde criptomoedas bem estabelecidas como Solana (SOL) e XRP até ativos em ascensão como Cardano (ADA), Chainlink (LINK), e Polkadot (DOT), adicionando também as intrigantes memecoins TRUMP, MELANIA e BONK.
Estes ETFs planejados introduzem uma nova dimensão nos ETFs alavancados de criptomoedas nos Estados Unidos, apresentando oportunidades para investidores que buscam amplificar seus rendimentos. Notavelmente, os novos ETFs de Cardano, Chainlink e Polkadot são projetados para oferecer uma exposição diária de 2x, atraindo investidores que optam por estratégias de maior risco e retorno.