O CEO da Osprey Funds – o emissor do Bitcoin Trust OBTC – não está prendendo a respiração para a aprovação de fundos negociados em bolsa (ETF) Bitcoin ( BTC ) nos Estados Unidos este ano.
Em declarações a Jared Blikre e Seana Smith, do Yahoo Finance, em 19 de julho, Greg King disse acreditar que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, sob a liderança de Gary Gensler, tem tantas coisas a fazer em 2021 que é improvável a aprovação do ETF BTC para fazer o corte.
King relembrou o entusiasmo na indústria de criptografia em torno da nomeação de Gensler, que, embora bastante evasivo em suas declarações sobre a regulação da criptografia até agora, é bem conhecido por seu trabalho ministrando cursos sobre blockchain no Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos últimos anos.
“Você viu uma enxurrada de processos, de empresas estabelecidas a novas empresas, perseguindo a ideia do ETF Bitcoin”, disse King. O próprio CEO tem conversado com a equipe da SEC há vários anos, já que a Osprey – a empresa-mãe da Osprey Funds – havia entrado com o pedido de seu próprio Bitcoin ETF em 2017. King argumentou:
“Se um Bitcoin ETF está chegando por meio da administração Gensler, minha opinião é que não vai acontecer este ano […] Também tem havido uma espécie de corpo de linguagem e retórica e pontos que foram feitos pelo funcionários com aplicações anteriores que precisam ser atendidas. E então isso não é uma enterrada “.
As expectativas decepcionadas de uma “enterrada” podem, além disso, ter desempenhado um papel na correção do mercado neste verão, com King alegando que o “mercado está parcialmente calibrando” para essas frustrações.
Enquanto para King, o alto número de aplicações Bitcoin ETF nos EUA no início do ano contribuiu para a extraordinária corrida de touros de 2021 do Bitcoin, com sua estagnação contribuindo para uma desaceleração, ele também acrescentou que recentes comentários regulatórios hawkish nos EUA sobre stablecoins privados não foi “particularmente útil para Bitcoin ou Ethereum”.
Esta semana, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse aos membros do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros – também conhecido como “Equipe de Proteção contra Mergulhos” – que o governo deve agir rapidamente para estabelecer uma estrutura regulatória para stablecoins. No início deste ano, Yellen também alertou que o abuso de criptografia tem sido um problema cada vez maior .
No Federal Reserve, Jerome Powell ecoou os apelos de Yellen, dizendo que se os stablecoins “vão ser uma parte significativa do universo de pagamentos, então precisamos de uma estrutura regulatória apropriada que, francamente, não temos”.
Relacionado: Tons de cinza ‘100% comprometido’ em transformar GBTC em Bitcoin ETF – CEO
Olhando para este cenário – e dado que cripto ETFs já foram aprovados no Canadá, Europa e outras jurisdições – King disse que os EUA estão “decididamente atrás”, mas que “isso é obviamente por escolha”:
“Eu acho que eles estão pensando sobre isso, se eu tivesse que adivinhar, de forma mais holística, além de apenas se um ETF Bitcoin faz sentido ou não neste ponto, mas realmente, mais na linha de qual precedente vamos estabelecer quando aprovar um. ”