Os usuários da Internet agora têm uma nova opção para acessar aplicativos descentralizados (DApps) e tokens não fungíveis (NFTs) na blockchain Ethereum. Com o lançamento do ERC-4804, um novo padrão Ethereum intitulado “Web3 URL to EVM Call Message Translation”, usuários podem acessar conteúdo da Web3 na cadeia sem se preocupar com censura centralizada.
O padrão foi proposto em fevereiro de 2022 por Qi Zhou, fundador da ETHStorage, Sam Wilson, pesquisador da Ethereum e Chao Pi. Ele descreveu a proposta como um URL “estilo HTTP” para acessar diretamente o conteúdo da Web3 na cadeia, como DApps e NFTs. Agora, após mais de um ano, o ERC-4804 foi aprovado e finalizado na rede principal em 1º de março.
1/n, I am delighted to announce that the first web access protocol for ETH ERC4804: Web3 URL is approved by EIP editors and finalized!
web3:// (https://t.co/uXpTGdXirF) is decentralized http://. It allow users to directly browse the rich web content on EVM, pages/images/songs!
— Qi Zhou (@qc_qizhou) March 1, 2023
Os usuários da Internet agora têm a opção de digitar “web3://” em vez de “http://” em seus navegadores para acessar DApps como Uniswap ou NFTs on-chain diretamente. Isso ocorre porque o padrão permite que os usuários executem uma consulta diretamente na Ethereum Virtual Machine (EVM).
Embora sites inteiros possam teoricamente ser acessados por esses meios, desde que seu conteúdo seja armazenado na blockchain Ethereum ou em um protocolo de camada 2 compatível, os custos ainda são muito proibitivos, de acordo com Qi Zhou.
Com essa nova opção, os usuários podem agora acessar DApps e NFTs do Ethereum sem se preocupar com censura centralizada. Isso marca um avanço significativo na descentralização da Internet e oferece mais liberdade para os usuários explorarem e utilizarem aplicativos baseados em blockchain.