Elon Musk pegou todo mundo de surpresa ao informar na manhã dessa sexta-feira (13) que sua aquisição do Twitter havia sido paralisada por causa de problemas relacionados a contas falsas e golpes na plataforma de mídia social.
O CEO da Tesla e da SpaceX causou uma grande comoção ao anunciar no final de abril que ele havia comprado uma participação de 9,2% no Twitter e, pouco depois, ele decidiu se tornar um membro do conselho antes de voltar atrás e no fim das contas, oferecer cerca de US$ 44 bilhões para adquirir a rede social, que foi aceita nos últimos dias de abril.
Desde do anúncio, então, pouco havia de novas informações sobre a aquisição, com apenas alguns boatos sugerindo que ele poderia se tornar um CEO temporário após a compra definitiva e que muitas empresas, incluindo a Binance, apoiaram seu acordo.
Contudo, mesmo antes de comprar uma participação na empresa, Elon Musk já havia se comentado em outras oportunidades sobre o número de golpes que ocorrem no Twitter, bem como a porcentagem preocupante de perfis falsos, sendo que sei próprio nome foi usado em inúmeras fraudes no passado, algumas até incluindo Bitcoin.
E dar um fim a esse tipo de situação era uma de suas promessas ao anunciar a compra do Twitter. De acordo com a Reuters, spams e contas falsas somam cerca de 5% do total de usuários do Twitter.
Foi então que o CEO da Tesla disse nesta sexta-feira (13) que o acordo estava temporariamente suspenso e pendente de detalhes sobre essa alegação da agência de notícias. O comunicado de Musk foi feito na rede social.
O acordo com o Twitter está suspenso temporariamente. Os detalhes pendentes que suportam o cálculo de que contas falsas/spam de fato representam menos de 5% dos usuários”, escreveu Musk, que reafirmou, porém, que segue comprometido com a aquisição da plataforma.
Twitter deal temporarily on hold pending details supporting calculation that spam/fake accounts do indeed represent less than 5% of usershttps://t.co/Y2t0QMuuyn
— Elon Musk (@elonmusk) May 13, 2022
Peter Schiff, um dos críticos mais expressivos do Bitcoin (BTC), respondeu à publicação de Musk, apontando que o bilionário nunca teve a intenção de comprar o Twitter e que, ao invés disso, acredita que ele empurrou as ações do TWTR para cima para obter lucro.